quinta-feira, 1 de junho de 2017

Vale a pena investir num universo compartilhado?

Foi no já saudoso ano de 2008 que estreiou o primeiro filme do Homem de Ferro e primeiro filme do Estudio Marvel. Excelente filme este que veio a somar no gênero super-herói mas trazia também uma novidade, novidade esta que só descobrimos na cena pós-créditos com a aparição de Nick Fury - vivido por Samuel L.Jackson. 
Vamos entender; Tony Stark se revelou perante a imprensa como sendo o Homem de Ferro, atitude que a SHIELD com certeza não recomendaria. Fury afirma a Stark que ele se engana se imagina ser o único super-herói na Terra e que na verdade ele fazia parte de um universo muito maior. Pronto! Um universo estava a se tornar algo maior e cada vez mais crescente.
Vieram então os filmes do Hulk, Thor, Capitão América que em seus meios inseria outros personagens famosos dos quadrinhos e logo um filme único onde reunia todos - Os Vingadores.
Este universo estendido não significava apenas que os personagens viviam num mesmo mundo mas também que o  acontecia num filme afetava noutro, quase como se fossem sequencias.
Por exemplo Capitão América conheceu o pai de Stark durante a segunda guerra mundial, Coulson um agente que ajudou Stark aparece para supervisionar o incidente da queda de um martelo em Thor.
Os filmes da Marvel tornaram-se sinônimo de sucesso e o conceito de um universo coeso e compartilhado chamou atenção dos estúdios que correm para criar o seu e de quebra faturar muito dinheiro.

Aproveite e leia ouvindo O Segundo Sol (Cassia Eller)

Séries entram no jogo

Ainda no mesmo universo entram séries originais que fazem parte de um todo. Então o que acontece nos filmes pode afetar as séries ou ser citada nas mesmas. Marvel Agentes da SHIELD já fez seu precioso trabalho ao colocar o ressurreto Coulson na telinha, sem contar particições especiais de Nick Fury, Maria Hill e até Sif. Agente Carter apresentou o nascimento da SHIELD e finalemente um acordo Netflix e Marvel gerou quatro séries - Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones e Punho de Ferro - que se reuniriam quinta série chamada Os Defensores. E mais séries vem surgindo. E viva a revolução dos Heróis.

Agora é a vez da DC

Vários filmes da Marvel depois é que a DC decidiu correr atrás do prejuízo. Os fãs clamavam na internet para que eles trilhassem o caminho das pedras também.
Então eis que veio O Homem de Aço, filme do Superman que deu uma nova roupagem ao herói. O estúdio responsável claro é aWarner que já a muito trabalha filmes da DC
 mas estranhamente nunca reuniu os heróis de alguma forma.
Com o sucesso de Homem de Aço reuniram então os medalhões num filme chamado Batman vs Superman a origem da Justiça onde os dois protagonistas saem na porrada. E ainda apresenta a Mulher Maravilha na trama. O filme porem não agradou a todos por ser considerado sombrio demais e conter muitos furos. Porem deu gancho para o vindouro Liga da Justiça e abertura para os filmes solo de cada herói(um tanto diferente do que a Marvel vez).
Esquadrão Suicida por sua vez reuniu um filme onde os vilões são as estrelas. Infelizmente a recepção foi igualmente fria.
O futuro dirá se teremos bons filmes ou não.

E as Séries da DC?

A DC já faz séries a muito tempo com bastante sucesso. Mas as coisas começaram a melhorar deste que Smallville criou um universo expandido(embora dentro da própria série) apresentando a origem da Liga da Justiça, a Sociedade da Justiça e Legião dos Super-heróis.
Pegando gancho fizeram então uma série própria do Arqueiro Verde chamada Arrow.
A série expandiu seu universo com a apresentação de Barry Allen que logo se tornaria o velocista mais rápido do mundo chamado Flash. Flash ganhou uma série solo - spin off. Até ai nenhuma novidade já que spin off já existe a tempos mas quando as duas séries começam a interagir com frequência e surge mais algumas séries derivadas a coisa muda de figura. Lendas do Amanhã, Constantine e Supergirl começam a girar num mesmo mundo e com crossovers cada vez mais alucinantes.... E isso é só o começo.
Importante saber que ao contrario da Marvel, a DC mantem dois universos compartilhados separados então as da Séries(o tal de Arrowverso) é um  e dos Cinemas é outro. Então não estranhem se verem um ator diferente nos cinemas com Flash e outro na série.....

Monstros gigantes querem entrar na festa

Um universo cinematográfico de monstros gigantes esta em andamento. Começando pelos dois mais famosos: King Kong que ganhou filme recentemente com uma abordagem totalmente nova(e altura inédita) e Godzila o rei dos monstros. Correndo tudo bem haverá um crossover dos dois titãs. Como será a mecânica do embate entre eles será algo bem interessante de se ver. Outros Kaijus logo se juntaram a esta enorme festa de monstros.

Algo mais Dark no horizonte

E outros monstros chegam para horrorizar a todos; Os monstros clássicos da Universal repaginados e atualizados irão fazer parte de um único universo.  A mistura irá incluir Ação, aventura e Terror.
O primeiro é A Múmia. Sabemos deste já que A Múmia será desperta nos dias atuais e caberá a Tom Cruise a missão impossível de conterá. Teremos uma organização que lida com o mal supremo chamada Prodigium e liderada pelo seu próprio Nick Fury monstruoso: Dr Henry Jekyll.
Fãs de terror vitoriano sabem que Jekyll é alter ego do monstro Mr Hyde do clássico O Médico e o Monstro.
O filme Drácula a história nunca contada seria o pontapé deste universo mas foi desconsiderado por não ter dito o sucesso esperado. Outros monstros estão chegando como vampiros, lobisomens, Frankenstein e sua noiva, monstro da lagoa negra, homem invisível etc.... E claro Van Helsing fará presença.


O futuro sera coisa de cinema

Muitos outros universos compartilhados estarão chegando pois é a moda do momento. A Marvel abriu caminho para algo grandioso  mas agora pensemos: Vale a pena investir num universo compartilhado?

SIM.... VALE E VALE MUITO.
Crossorvers sempre são legais o se tudo for bem trablhado sem saídas fáceis teremos muita diversão pela frente. Assim como nas series de tv onde os personagens são trabalho ao longo do tempo teremos mais tempo com personagens que amamos.

Outros "universos compartilhados"

A série Smalville com a presença da Liga da Justiça, Sociedade da Justiça, Legião dos super-heróis e dezenas de superseres.
Liga Extraordinária onde reuniu vários personagens de Era Vitoriana. Penny Dreadfull seguiu um caminho similar.
Monstros da Universal era clássica. Bem antes da Universal criar este novo universo Dark ela já tinha um universo mas claro nada como nos moldes de hoje. Então além dos monstros terem filmes solo houve outros encontros Como Frankenstein encontra Lobisomen E Deu a louca nos monstros.
Shrek e seu universo comartilhado dos contos de fadas. Once Upon a time pela mesma lógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.