quarta-feira, 18 de março de 2015

25 séries sombrias

Existem vários tipos de séries, mas atualmente há uma grande safra de séries sombrias, carregadas de ocultismo e/ou personagens dúbios, onde não se sabe exatamente quem é do bem ou do mal. 

1 Constantine



Apesar de muito criticado não há como negar que a série do Constantine é sombria ao extremo. Demônios cruéis, anjos nada confiaveis, muita magia barra pesada e um protagonista cinico que enfrenta ameaças sobrenaturais todo santo dia.Apesar de assustadora por vezes a série também consegue ser divertida e mesmo espirituosa.
A série é baseado no anti-herói criado por Alan Moore. Inicialmente coadjuvante do Monstro do Pantano logo ganhou, filme solo e tudo o mais.



2 Sobrenatural



A assustadora jornada dos irmãos Winchester já começa de forma terrível; quando crianças tiveram a mãe morta por um ser das trevas(que mais tarde descobriram ser um demônio) e a casa incendiada. Seu pai os salva e deicde caçar criaturas sobrenaturais até encontrar aquilo que matou sua esposa. E os filhos entram no ramo da familia. Praticamente todo tipo de monstro, ser ou entidade já passou por eles: vampiros, lobisomens, demônios, bruxas, deuses, anjos, fadas, trapaceiros, etc...
O ponto alto da série foi entre a terceira e a quinta temporada, onde ficou claro que a guerra dos demônios era trazer Lucifer de volta e iniciar o apocalipse.



3 Hannibal



Série focada no famoso assassino canibal dr. Hannibal Lecter de O Silêncio dos inocentes. 
Na série que se passa antes dos fatos do filme o Dr Hannibal trabalha como psiquiatra forense ao lado do investigaro Will Graham. Ambos estão destinados a serem inimigos mortais, mas aqui vemos como o astuto Hannibal arquiteta aos poucos seus planos de saciar sua fome o que o colocará contra Graham no futuro.

4 Penny Dreadful



De inicio imaginei que seria tipo uma Liga Extraordinária da HBO, mas logo ficou claro que as coisas são mais tensas. Na trama Malcolm é um explorador inglês que teve sua filha raptada por uma criatura vampiresca. Ele reune uma equipe com a ajuda da singular Vanessa, uma paranormal, Chandler, um pistoleiro com um passado sangrento, Victor Frankstein, um jovem médico obcecado pela morte e como ressuscitar quem já morreu e Sembene, africano que é aliado de Malcolm mas cujo passado somente os dois conhecem. Além destes temos Brona, que esta morrendo de tuberculose e Dorian Grey, o sedutor imortal cujo pacto com o andar de baixo talvez traga problemas.
Todos os personagens são atormentados por seus monstros internos(as vezes literalmente e no caso de Victor externos) e nenhum deles é de fato inocente. A série ambientada na Londres Vitoriana ainda explora diversos clássicos do terror, numa atmosfera bastante assustadora.



5 Arquivo X



O Clássico que todo nerd de verdade já curtiu. Monstros, para-normalidades, alienígenas e muita, mas muita conspiração preenchem a vida de dois agentes do FBI responsáveis em investigar os chamados arquivos X, casos sem solução e que em geral aprontam para o improvável. Uma coisa interessante é observar que nunca há um desfecho para os casos, sempre tem uma ponta solta.


6 Hemlock Grove



Uma série de terror original da Netflix. A trama se passa numa cidade onde ocorre crimes brutais de assassinatos. O principal suspeito é considerado por alguns como sendo lobisomen. E claro o sujeito vai investigar o caso e ao longo do caminho muita coisa sinistra surge em sua frente. Para quem curte muito sangue na tela.


7Grimm



Um belo dia um jovem detetive da homicídios começa a ver monstros se passando por pessoas normais. Além disto o número de assassinatos não apenas aumentou como se tornaram mais brutais. Então descobre que é um Grimm, um sujeito com a capacidade de ver além dos disfarces adotados por seres sobrenaturais ligados aos contos das fadas(chamadas de Wesen). Tem de tudo lá, bruxas, lobos maus, zumbis, ceifadores, golens, etc... Não espere por bichinhos fofinhos pois são criaturas feias e altamente perigosas a espécie humana(que em geral servem de alimento para eles).


8 Once Upon a Time



Também na esteira de histórias baseadas em contos de fadas a história acompanha Emma Swan que é abordada por seu filho, ao qual ela deixou para doação, que tenta convence-la de que todos na cidade de Storybrook são personagens de contos de fadas mas vivem debaixo de uma maldição.
A história com tons fantásticos é engraçadinha mas logo se vê coisas sinistras e a forma comos os contos tradicionais são relidos para se encaixar num universo compartilhado.
A ideia de um final feliz aparentemente não existe e todos lá sofrem com suas escolhas. Um exemplo é descobrir que Peter Pan na verdade é um vilão obcecado pela juventude capaz de cometer atrocidades para ser sempre uma criança. Inclusive sua sombra é capaz de matar. Descobrimos que chapeuzinho vermelho e o lobo mau são as mesmas pessoas(e que ela matou o namorado ao acorrenta-lo, pois imaginava que ele era a besta). Pinóquio é um homem já crescido amaldiçoado a se torna de madeira caso volta-se a mentir(o que no mundo real e sem magia representaria sua morte).



9 Dexter



Ah Dexter. Um policial, pai de familia com um hobby bastante útil para a sociedade; Ele mata seriais killers. Não por ele ser bom, querer o bem e coisa do tipo, nem por vingança, apenas que ele é um serial killer.
Desde cedo seu pai que também é serial killer o ensinou o oficio familiar; Matar. Para não ser pego o pai decidiu que seria melhor matar outros que nem ele e ainda esconder as provas. E que mais senão como um policial? Assim o pai fez e Dexter faz o mesmo. Mata os assassinos, some com qualquer vestigio do crime. E para o disfarce ficar melhor ele tem que aparentar ser uma pessoa normal, com sentimentos reais por outras pessoas, então ele casa, tem filho, tem amigos, etc.... e claro no caminho coleciona inimigos tão ou mais cruéis que ele mesmo..... vale a pena assistir....



10True Blood



Mais uma série sobre vampiros, que segue a tendencia tipo Crepusculo. No caso aqui centrada numa cidade onde descobriram como fabricar sangue sintético. Agora os vampiros não precisavam mais se esconder e nem matar e deixam(só que não) de serem temidos. A estranha convivencia humanos e vampiros apesar de tensa parece que se tornará em plena paz com o esforço de todos. Mas qual nada, muitos vampiros ainda preferem o bom e velho estilo de vida de predador e logo as coisas ficam tenebrosas. UMa guerra entre as raças acontece, humanos e vampiros e surgem umas outras raças, como telepatas, metamorfos, fadas, etc.....
Vampiro bom é vampiro morto...hehehe

11Drácula



Uma releitura do bom e velho rei dos vampiros. Em plena era vitoriana chega a Londres uum empresario chamado Alexander(na verdade Drácula) com intuitos nefastos; Matar os descendentes daqueles que o destruiram século atrás. Mas claro que ele tinha que se apaixonar. Fora este romance ele faz o que um vampiro de verdade faz; seduz belas mulheres, bebe o sangue delas, mata quem se intrometer, não brilha ao sol.
de quebra ainda temos um famoso caçador de vampiros.

12Diários de um vampiro



Ele Gilberto um dia se apaixona. Por um vampiro! Apesar de lembrar crepusculo a história da série é boa e legal. Mas sombria. Logo eles tem que enfrenta Damon, o irmão de Stefan e vampiro mal de verdade. Após muito sangue novas ameças ainda piores surgem e Damon, apaixonado por Elena oscila entre atos heróicos e assassinatos cruéis, ao passo que Stefan, vampiro bom revela que tem dentro de si um estripador(quando vampiro se descontrola ao beber sangue, estripando suas vitimas. Elena fica na dúvida entre os irmãos e ora namora um, ora outro e quando nãoe sta sendo caçada por algum monstro para fins horriveis.
Na série tem também um fato estranho; não importa a maldade que o vilão faça ele irá dormir com uma das mocinhas.
A série ainda conta com bruxas, fantasmas, lobisomens, duplicatas, etc........ quer sangue? aqui tem!
 E não brilham ao sol.

13 American Horror Story



A série é radical no horror e no terror, com uma abertura macabra e sinistra. E cada temporada é uma história de terror fechada. Na primeira se ambienta numa casa mal assombrada, infestada de criaturas perversas e assassinos. Há até a cena de um fantasma fazendo amor com a inocente vitima. terrivel
Na segunda tempora é um sanatorio amaldiçoado onde quem entra lá enlouquece de forma muito cruél... forte....
a terceira é sobre um coven, escola de bruxas. Elas aprendem a lider com seus poderes ao passo que são caçadas mortalmente e ainda tem que encarar uma guerra com outras bruxas(e outra guerrinha interna).
A quarta é sobre um circo de horrores. imagine quantas mortes já rolam logo de cara....
Ah esqueça finais felizes...


14The Walking Dead



Acordar num mundo infestados de zumbis, tendo que lutar por sua vida e ainda proteger seus entes queridos. Esta é a série de zumbis mais legal de todas. Uma história de terror que não acaba. Rick lidera várias pessoas no caminho da sobrevivencia contra os famintos mortos vivos. Não há exército, nem caras bons. Cada grupo por si. Pior que os mortos voltarem a andar? Somente os vivos.
Na série tem de tudo; traição, ciumes doentio, sociopatas megalomaniacos, suicidas, terroristas, canibais, crianças más.... um prato cheio para quem curte terror de sobrevivnecia.



15 Kolchack e os demonios da noite.



Carl Kolchack é o protagonista desta série que pai das séries de suspense e ficção(especialmente Arquivo X). Um reporter que investiga casos sobrenaturais com muitas mortes, monstros, fantasmas, etc.... é terror no melhor estilo anos 70....

16 Bates Motel



Série que acompanha Norman Bates e sua mãe. Após a morte misteriosa de seu marido, Norma(a mãe) começa a administrar um motel. A relação mãe e filho é deveras estranha, com um ar incestuoso. Além disto existe um segredo obscuro, compartilhado e que dá um seguimentos complexos a trama.
Para quem não sabe esta série é um prequel do filme mundialmente famoso Psicose, de Alfred Hitchcock, maior cineastra  de suspense dos anos 50 e 60. Se já assistiu o filme irá se deliciar em ver como tudo levou as atrocidades do filme. Se não assistiu o filem(em que planeta estava perdido?) então assista a série primeiro e se surpreenda com um dos melhores filmes já feito.


17 The Strain


 é uma série sobre vampiros. Mas não os vampiros que nós conhecemos(e muiot menos aqueles bichos bobos que brilham ao sol) . Tudo acontece quando um avião traz consigo um novo e mortal virus, que logo transforma suas vitimas em seres sedentos de sangue, que andam de noite e espalham o terror. Sem a sedução clássica dos vampiros, com um toque cientifico(nada sobrenatural). Toda a humanidade poderá desaparecer a menos que algo seja feito.
A série carrega no terror que galobra cada vez mais terrivel a cada episódio.

18 Z Nation



Nesta série acompanhamos várias pessoas tentando sobreviver ao apocalipse zumbi. Tentando!
Diferente de The Walking Dead aqui há uma esperança de salvação: um sobrevivente de Nova York aparenta ter anticorpos eficazes que poderam ser usados numa vacina. Basta levar ele(ou ao menos seu sangue) a um laboratorio especial. Mas o cara esconde um segredo que ameça tudo e todos. E claro a série tem muitas mortes.


19Ghost whisperer



Esta série apresenta Melinda Gordon, uma jovem que consegue se comunicar com espíritos. Ela é uma espécie de Mediadora, ajudando fantasmas a resolver seus problemas de forma justa. OU as vezes  ela tem que impedir que os fantasmas cometam alguma injustiça. Ou simplesmente entregar uma mensagem aos entes queridos que lógico não acreditam na guria.



20 Pesadelos e Paisagens Noturnas



Com apenas 8 episódios essa minissérie tem um atrativo: Foi escrita por Stephen King. Isso mesmo, o mestre do terror e do suspense. Cada episódio é uma história fechada, com acontecimentos macabros que irão te deixar a noite acordado. Um dos episódios por sinal é de um homem, supostamente morto, que testemunha sua própria autópsia... sinistro....


21 Sleepy Hollow

sleepy hollow fox handout 660.jpg

 Ichabod Crane morreu na guerra da independencia ao enfrentar um homem mascarado e muito cruel. Seu sangue se mistura ao seu rival, igualmente ferido mortalmente. Ichabod desperta de seu túmulo séculos depois na era moderna. Unindo-se a Tenente Hills logo ambos descobrem que estão envolvidos numa guerra entre céu e inferno cujo palco será a terra. Para evitar o apocalipse ele tem que enfrentar o cavaleiro sem cabeça(aquele que o matou no passado)  que se revela sendo o Cavaleiro Morte, dos quatro cavaleiros do apocalipse.
A trama envolve demonios, monstros, lendas diversas, magia, trechos biblicos(em geral sobre o apocalipse), fatos históricos(deturpados para atender a série), etc... tudo bem misturado o que nos dá muita ação e terror. Para quebrar o gelo tem o humor básico de Ichabod aprendendo a viver neste admirável mundo novo.
Ah, se fizeram um filme do Assassin´s Creed Tom Mison seria perfeito para o papel.


22 666 Park Avenue

666 Park Avenue

Um casal administra um hotel mas logo percebem que estão debaixo da sombra de forças sobrenaturais. Não apenas eles, mas todos os moradores escondem segredos obscuros.


23 A hora do arrepio(the nightmare room)



Um terror adolescente mas bem feito. Os personagens enfrentam ameças de fantasmas que nunca param.....





24 Brimstone



O policial Ezequiel Stone descobre que sua esposa foi estrupada. Ele mata o bandido. Mas pouco tempo depois morre e vai para o inferno. Lá ele sofre os terrores que agradam boa parte dos vivos.  Mas ocorre uma fuga em massa do inferno. 113 almas escapam graças a uma sacerdotisa pagã. O Diabo, claro, fica enfurecido e decide mandar um caçador atrás dos foragidos. Stone é escalado. Ele recebe algumas regras: os fugitivos só podem morrer se forem feridos nos dois olhos(os olhos são a janela da alma), sendo que o mesmo vale para Stone. Ele só pode gastar diariamente o dinheiro que tinha no bolso quando morreu(que era pouco). E seu corpo é marcado por tatuagens com simbolos dos fugitivos. Quando um deles era despachado a tatuagem sumia e Stone sentia dor.
Se fosse bem sucedido ele teria sua antiga vida de volta(e a chance de possivelmente ir para o céu se muda-se de vida).
Uma coisa interessante é que aqueles que haviam ficado no inferno mais tempo tinham poderes demoniacos poderosos. Stone não tinha poder, porém quem morreu a 50 anos já apresentava uma certa força. Imagine os que ficaram 1000, 2000, 3000, 5000 anos?
O trabalho de stone fica cada vezx mais complicado já que ele tem como chefe o próprio diabo, que retem informações cruciais e manipula Stone o tempo todo.


25 Teen Wolf



Scott era um americano comum, adolescente, fracassado que um  dia é mordido por um lobisomen.
Logo ele fica bom nos esportes mas também descobre que se ficar muito nervoso ele se transforma numa máquina de matar insaciavel. Ele precisa aprender a controlar seus instintos ou seus amigos irão morrer pelas suas mãos.
Além disto há caçadores de lobisomens que são malvados, dispostos as fazer qualquer coisa para exterminar as feras e outros tipos de lobisomens aparecem, alguns até macabros ao extremo.
Apesar disto a série parece um tipo de Smallville(lembra, Clark escondendo seus poderes de todos apesar da cidade ser pequena?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.