segunda-feira, 8 de junho de 2015

Mad Max - Estrada da Furia .... Um olhar mais profundo

Mad Max - Estrada da Furia não nasceu para ser um blockbuster. Não tem nem ares de filme Hollywoodiano. Ele é a continuação(ou será algum tipo de reboot?) de uma franquia cult, que os desavisados lembram apenas daquele em que Tina Turner aparece.



Em 1979 o então desconhecido  Mel Gibson estreiou como Max Rockatansky, um pacato policial rodoviário numa Austrália pós-apocaliptica. O sistema esta ruindo, mas ainda existe algum tipo de ordem, com policiais lutando contra gangues em motos. Max sabe que é uma causa perdida mas ainda assim ele esta lá. UM dia ele mata em combate (falamos combate, entenda carro contra moto) um membro da gangue. Logo os bandidos matam seu parceiro e mais tarde sua esposa e filho.
Max enlouquece e sedento de vingança caça e mata todos os motoqueiros e por fim torna-se um nomade, vagando neste terrivel mundo novo.





Cinco anos se passam. Max agora é Mad Max, um homem vagando pelo mundo que agora mais lembra um deserto. Indiferente aos perigos que o cercam ele percorre as estradas sem rumo. Ele então acaba se envolvendo com um grupo de sobreviventes que precisam escapar de uma feroz gangue que almeja mata-los e levar toda sua gasolina. Max os ajuda, mas não sem antes hesitar mas no fim faz o que é certo. Ele leva um caminhão pelo deserto, sendo atacado por todos os lados pelos vilões, sendo que um deles é o Humuncus, um sujeito com mascara de hoquei que lembra o Jason de sexta feira 13. Não fosse o filme ter sido feito em 1981 poderia ter sido um plagio.





O guerreiro das Estradas ainda ajuda um grupo de crianças selvagens que o veem como um tipo de messias, contra uma tirana cruel.





Mas o que levou o mundo de Max a se tornar as Terras Devastadas?



E finalmente Estrada da Furia....



Na nova trama, agora sem Mel Gibson no papel principal que passou a Tom Hardy, Max está mais selvagem, vagando não mais em estradas vazias mas num completo deserto. Nestas Terras devastadas a loucura ficou maior. Max é aprisionado e usado como bolsa viva de sangue - e para o bem ou para o mal ele é doador universal. Assim uma série de eventos o levam a ajudar Imperatriz Furiosa, uma mulher que liderava um dos comboios de guerra do vilão do filme, Immortan Joe. Furiosa foge com algumas mulheres que serviam como pariteiras da prole de Immortan.
 Assim a trama ganha um ar feminista, mas sem apelar para sermões chatos. Aliás o filme não se ocupa muito em ter falas. No filme o que se segue é uma sequencia de ação de duas horas. Boa parte das pessoas ficam enjoadas de tanta ação que parece nunca ter fim. Fãs do genero de ação tem aqui, neste filme um banquete devastador, com carros equipados para guerra, tiros e explosões e algumas bizarrices como um doido amarrado num gigantesco carro de som, tocando uma guitarra monstruosa que entre outras coisas até fogo solta.....



As mulheres no filme são vitimas do vilão, mas longe de estarem indefesas - pelo Furiosa não está - elas buscam sua liberdade num mundo onde esperança é um luxo e em pelna extinção.
Uma das frases pintadas nas paredes é: Quem matou o mundo?
Se pensarmos bem na resposta com base nos filmes anteriores a loucura toda se instaurou devido a guerra pelo petroleo. Primeiro duas grandes potencias praticamente queimaram o mundo todo o que é claro levou ao colapso de diversos recursos. Depois, mesmo após os líderes mundiais debaterem longamente sobre como solucionar as coisas a histeria tomou conta e as pessoas começaram a se odiar e matar uma as outras. E claro isto se estendeu as estradas que viraram o campo de batalha principal deste alucinado mundo novo até que a sociedade como a conhecemos desabou de vez.
Foram os homens que fizeram tudo e as mulheres infelizmente foram vitimas da loucura. Uma  dessas vitimas é justamente a falecida esposa de Max e seu filho. Mas neste filme as mulheres tomam a atitude, primeiro de fugir do vilão e depois de lutarem. Assim, se alguém poderá reconstruir este mundo serão as mulheres. Mas não será uma tarefa fácil.

Max porém é reduzido a um ser humano com um único instinto: sobreviver.
Ele já havia se vingado por sua esposa e filho, embora ainda seja atormentado e se culpando por te-los deixado morrer. Não há de fato nele um desejo de salvar o mundo, afinal é uma missão realmente impossivel. Max não pretendia ajudar nem ser o herói que aquelas mulheres necessitavam. Mas no final das contas Max faz o que é certo, não sozinho pois Furiosa é de fato a comandante e - pasmem - quem roupa o papel de protagonista do filme. Max ainda é o cara da ação, mas Furiosa é quem orquestra a fuga e toda ofensiva. Sozinha claro elea não teria conseguido e nem Max o teria. Fica aqui a chave de todo sucesso que a humanidade precisa: igualdade entre os gêneros e respeito. Cada um pode contribuir para o bem ou para o mal. A mulher tem seu potencial e o homem idem, mas nenhum deles sozinho poderá tornar o mundo melhor.


O Vilão

Os vilões de Mad Max são sempre pessoas desumanas e egoistas, que fazem o que fazem por não se importarem com ninguém.
No original de 1979 havia uma gangue de motoqueiros e entre eles Johny que matou o colega de Max e sua familia. Johny é o tipico membro de gangue, faz o  que acha que deve porque sua gangue manda e segue-se esta lógica doentia. Johny porém é o mais humano se comparado aos outros.
em Mad Max 2 - a caçada continua é Humuncus e sua gangue que atormentam as pessoas. Humuncus com sua máscara de hoquei lembra muito o Jason de Sexta feira 13 mas nesta época, 1981 Jason ainda não usava a dita máscara(usava um saco de farinha na cara). Sua ambição é dominar o petroleo e tiranizar pessoas a serem tão barbaras quanto ele. Ou matar elas, conforme sua boa vontade.

Em cupula do trovão temos uma cidade em  crise mas tiranizada por uma mulher!!!!! Sim existem mulheres ruins no mundo.... Não que Tina Turner no papel de Aunty Entity pareça ruim.....

Mas em Estrada da Furia temos um insano senhor da guerra, que escrava água do subsolo e dá um puquinho de nada para seus serviçais, sedentos e morrendo..... É dele então todos os recursos encessários para vida e cerca-se de jovens que ele submete a um fanatismo de guerra, onde quem morrer em combate irá para o Valhalla e comerá um banquete digno de reis... Immortan ainda domina as mulheres conforme já sabemos e as usa para parir seus filhos...... Este é um vilão para se odiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.