domingo, 15 de maio de 2022

Um passeio pelo Multiverso da Loucura

 


Assisti Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e me emocionei. Confesso que espera um tanto mais, mas o filme é muito bom, cumpriu seu papel de bela arte e excelente entretenimento. Ele aprofunda mais o já complexo universo cinematográfico Marvel, que pelo visto agora já é um Multiverso cinematográfico.

Darei minhas impressões, mas farei muitos spoilers, então se você não assistiu o filme pare agora vai lá assisti, depois volta aqui...... 

ALERTA DE SPOILER

ALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILER



****

Bom, se você chegou até aqui já sabe dos spoilers, então é por sua conta...

O filme começa com America Chavez e o Doutor Estranho Defensor, uma variante do protagonista, fugindo de um demônio que aparentemente é Cyttorak, feito de faixas escarlates e dotado de imensos poderes. Eles estão numa dimensão paralela entre os universos, gerada pela convergência multiversal. é provável que ali seja o Nexus, já citado nos quadrinhos. Não sendo capaz de vencer o monstro e manter a segurança de America Chavez, o Estranho Defensor decide tomar o poder dela, pois assim ele poderia proteger melhor o multiverso. Isso é um dos temas do filme, o fato do Doutor estranho fazer o que precisa ser feito. Ele acaba morto, America escapa para a terra 616.

O interessante é que O Doutor Estranho da Terra 616, o protagonista do filme, sonha com o ocorrido. È revelado por America mais adiante no filme que quando se sonha na verdade se está vendo eventos reais de uma variante de um outro universo.

Aqui se abre espaço para muitos debates filosóficos e eu até criei uma teoria, que espero um dia a Marvel resolva; Teria o Mystério sonhado com a versão dele da Terra 833? Explico: No filme Homem Aranha longe de casa o Mysterio finge ser um herói vindo de um universo que ele diz ser a Terra 833, onde ele era o campeão que lidou com monstros elementais. Ah, mas ele mentia. É, mas o Doutor Estranho viajou para a terra 838, veja, só cinco de distancia da dita Terra. Coincidência? Também é dito ao Doutor Estranho que ele morava na Terra enumerada como 616. Ora, o Mysterio disse que a Terra deles era a 616. Acertou fácil assim? Portanto, para criar sua mentira de ser um herói de outra Terra, Mysterio se baseou num sonho dele da Terra 833, que de fato seria um herói ou ao menos foi obrigado a lutar por seu mundo.

Nota: Nos quadrinhos a Terra 833 foi apresetnada na saga Aranhaverso, mas não lembra em nada o que foi dito no longa.

Bom, America tem o poder de viajar pelo multiverso, mas não tem controle sobre seus poderes. Mas alguém muito poderoso esta atrás dela, enviando monstros poderosos para caçar a guria. Além do que acredito ser Cyttorak, outro é Gargantos, que no longa é mais poderoso que sua versão dos quadrinhos, talvez por ser uma adaptação ao demônio Shuma-Gorath.

Não demora até descobrimos que é Wanda quem esta atrás da menina, deixando de ser a super-heroína e vingadora que amamos para ser uma vilã terrível e carismática que amamos. Ela quer ter seus filhos de volta, custe o que custar, mesmo que tenha que destruir átomo por átomo cada universo em seu caminho. Isso fica claro quando ele dizima os magos sem remorso e até possui com um feitiço onírico uma variante dela, apenas para ocupar seu lugar como mãe. Ainda assim ela quer garantir o poder de America para sempre viajar pelo multiverso.

Wanda no filme é uma bruxa horripilante, fazendo Jason, Freddy Krugger e Michael Myers parecerem menininhas assustadas. É parte do incrível arco da Feiticeira Escarlate, desde estreia em Capitã América: Soldado Invernal, passando pelos filmes dos Vingadores até a série WandaVision. Uma vez que Wanda precisou matar seu marido para evitar os planos de Thanos, apenas para rever o marido sendo novamente morto pelo titã louco. Ela caiu num luto profundo, num abismo infinito, que a levou a abduzir uma cidade inteira e fazer uma versão de seu Visão. Acabou por ela gerar come este visão dois filhos, que acabaram por se desfazer quando ela devolve a cidade ao mundo real, fora de seu hex.

Dito isso, pouco é usado realmente da série WandaVision, inclusive coma conexão entre série e filme podendo ser levemente confusa. Mas o que interessa é ela chutando bundas pelo multiverso.

Podemos dizer que a alma de Wanda foi corrompida pelo Dark Hold. Em dado momento ela vai com Wong até as montanhas Wundagore, atrás da versão original do livro profano. Ali o primeiro demonio, Chton, escreveu feitiços nas parentes, que mais tarde passaram para o livro e suas cópias.

Mas o longa de fato só se ocupa da Terra 616, da 838 e de uma Terra sem identificação vitima de uma incursão. Incursões são o choque entre dois universos, resultando no colapso de ambos.

O Universo da Terra 616 é o principal, onde nosso protagonista e nosso antagonista vivem. Era designado como Terra 19999, mas atualmente usam o número 616, o mesmo dos quadrinhos. O número 616 foi usado originalmente por Alan Moore e foi adotado desde então. Na numerologia mistica é o número da Besta, conforme o livro biblico do Apocalipse. Talvez você tenha lido a Biblia e visto 666, mas existe versões em que esse número seria de fato o 616. Será que Alan Moore insinuou que alguém da Marvel seria o Anticristo?



Outra Terra visitada foi a Terra 838, número usado pela Christine daquela terra, que trabalha para os Illuminati. 

Nesta Terra as cidades são cheias de flores e vegetações nos prédios. O sinal vermelho indica andar e verde parar. E Eles vendes bolas de pizza - ah, já quero provar. Também é preciso pagar pela comida, pelo menos para as bolas de pizza, fato intrigante, já que, segundo America a maioria dos universos nãos e paga pela comida, exceto as Terras 616 e a 838. Hummm, poderiam começar  a fazer isso aqui, ninguém pagar pela comida. Pronto, fim da fome no mundo.



Também é possível ver certas tendencias neste mundo, como vestes diferentes e tecnologia mais avançada, talvez pela presença de Reed Richards neste mundo.

E por falar no Senhor fantástico, íder do Qarteto Fantástico, ele é um dos membros dos Illuminatti, grupo secreto que mantem a ordem neste mundo. Além dele temos Mordo, que ocupa o lugar de mago Supremo após a morte de Doutor estranho. Porfessor Charles Xavier, que é fundador dos X-men e até usa uma cadeira flutuante, igual de sua versão dos X-men série animada de 92. Capitã Marvel, que aqui é a Maria Rambeu, ao invés da Carol Danvers. Capitã Carter, que recebeu o soro no lugar de Steven Rogers e sendo a primeira Vingadora, Raio Negro, líder dos inumanos.

Isso abre algumas perguntas? E o Homem de Ferro? Ele existe neste mundo? Ou morreu? è possível que Tony nunca tenha usado a armadura, baseado na presença de Capitã Carter, supondo que sua origem lembre a da série What if....? Como esperávamos o Homemde Ferro Superior e não rolou, ficamos decepcionados.

A capitã Marvel daqui parece que nunca esteve longe da terra.

A Wanda desse mundo parece que deu mais sorte que a nossa Wanda, tendo filhos. Seriam eles com o Visão? Ou com outra pessoa? E onde esta o pai?

Aparentemente a Wanda desse mundo nunca apresentou tanto poder quanto a da Terra 616, justificável pelo fato das coisas terem dado certo. Isso explicaria os Illuminatti se apresentarem de forma tão arrogante diante de uma Wanda insana e mega poderosa. Além disso por terem derrotado Thanos, o grupo se via quase que uma força imparável. Imagine ter o Raio negro contigo, capaz de reduzir qualquer um a pó com um sussurro? Isso traz segurança a qualquer equipe, né?

Sem contar uma Capitã Marvel, poderosa o bastante para peitar quem aparecer na frente. Os Illuminatti cometeu o erro clássico de subestimar um vilão e pagaram para ver. Se Reed Richards tivesse usado sua fabulosa inteligencia ele teria feito a equipe cercar a Wanda e todos atacarem logo de cara, Com Raio Negro já metendo o berro, Xavier invadindo a mente da Guria e com Capitã Marvel vindo por cima com tudo. E, claro, com Mordo fazendo algum feitiço paralisante ou defensivo. Sim, na boa eles tinham chances, mas desperdiçaram.

O resultado foi uma adaptação do arco Vingadores A Queda, que aqui podemos chamar de Illuminatti A Queda. Foram massacrados pela Feiticera Escarlate.

Terra da Incursão

Um universo que colapsou sobre si mesmo, mostrando o real motivo das incursões serem tão perigosas. O único habitante aparentemente é o Doutor Estranho dessa terra. Ele é sombrio e tem um terceiro olho na testa. O doutor desta terra usou com frequência o Dark Hold, pagando o terrível preço, vendo sua alma se corromper. Ele, por sorte, não conseguiu sair desse universo, mas ainda assim foi responsável pela morte de outras variantes do Doutor estranho, com objetivo de matar todos.

Vale perceber que ao final do filme o nosso Doutor estranho acabou despertando um terceiro olho em sua testa, resultado dele ter lido e usado os poderes profanos do Dark Hold. Não vimos esse terceiro olho na Wanda, talvez porque dependa da magia de cada um ou do feitiço usado, ou seja caraterística do nosso mago em particular. Mas fica a questão: Se o Tomo Negro foi destruído em todos os universos, o doutor não deveria se ver livre desse efeito?

Dimensão Negra

Aparece na cena pós crédito, onde Clea aparece diante do Doutor Estranho, diz que ele iniciou uma incursão e o convida a dar cabo da mesma. Belo gancho para um terceiro longa, além da já vista corrupção do mago. Temos apenas um vislumbre da Dimensão Negra, aberta num portal feito pela espada de Clea.

Mas quem é Clea?

Ela é sobrinha de Dormammu nos quadrinhos, mas age do lado dos mocinhos e chega a se apaixonar pelo Doutor Estranho. Nas hqs mais atuais ela se torna a nova maga suprema da Terra, cargo que atualmente nos cinemas é do Wong. No longa ela é interpretado por Charlize Theron, atriz que vem arrebentado em seus papeis. Não se sabe se nmas telonas ela manterá o parentesco com Dormammu.

A Dimensão Negra já foi vista no primeiro longa, sendo uma dimensão de pesadelos, dominada por Dormammu. É dito que o tempo, pelo menos da forma como entendemos, não existe lá.



Paralelo Utópico

Realidade paralela fora do tempo onde America Chavez nasceu - ou será que não? - e onde ela vivia com suas duas mães. 

Outros Universos

Em dado momento tanto Stephen quanto America se deslocam rapidamente entre vários universo, cada um com suas particularidades.

Universo do Tribunal Vivo, onde é possível vislumbrar a entidade onipotente. Universo repleto de Cristais. Depois uma floresta cheia de insetos. Passam por um lugar onde estão submergidos em água, possivelmente sendo a Terra Selvagem dos quadrinhos. Adiante uma realidade onde são separados em cubos, outra em que viram tinta, que mais tarde Chavez diz que não dá para comer, sinal que ela já esteve lá, ou em uma similar. Depois numa realidade com zeppelins e carros antigos, outra com muitos vulcões, outra feita de tubos, o que faria o Mario pirar. Que Maria, aquele que te pegou atrás do..... Depois uma realidade repleta de nuvens escuras... E violinos? Depois passam por dois universo com cidades futurísticas, depois por uma repleta de esqueletos, e ora vejam, uma que é desenho animado ao estilo dos quadrinhos dos anos 60 e 70.

De Acordo com America ela percorreu até então, 73 universos, contando com o universo do Doutor estranho Defensor, a Terra 838 e claro, a Terra 616.



O que achei do filme?

O filme é muito bom, bem megalomaníaco.  esperava mais? Sim, mas fiquei bastante satisfeito com o resultado final e na real nem todo filme precisa ser tão grandioso. É tedioso as pessoas quererem que tudo seja hyper, sendo que mais vale a diversão.

Tem momentos que o roteiro meio que falha, mas é compensada pelo grande diretor do filme, que para quem não sabe é o Sam Raimi. Isso mesmo, o cara que dirigiu a trilogia do Homem-Aranha e que anos antes dirigiu a grandiosa trilogia Uma Noite Alucinante. Inclusive os mais atentos verão o Bruce Cambpell, o Ash dos filmes, no longa. pena que o ator já esteja velho, seria sensacional o Ash saindo por ai pelo UCM.

Incomoda um pouco o Reed Richards não agir de forma muita inteligente no filme, mas serviu para vermos os Illuminatti sendo mortos, coisa que queria ver nos quadrinhos, oh maldade. Levanta várias perguntas, mas isso é para outro post.

A presença dos Illuminatti é pequena, diferente do que achei de inicio, mas satisfatória. Na verdade acho que o filme perderia muito de seu brilho se fosse diferente e tiraria um gostinho do grupo em filmes futuros.

A Wanda esta sensacional, assim como todos os personagens, com a exceção do Reed e do Mordo, agem de forma fenomenal. Nossa Wanda se estabelece aqui como uma vilã mais terrível que o próprio Thanos e que Hela. É um bom fator, mostrando que mulheres podem também ser figuras vilanescas em longas de sucesso.

Particularmente vê a Wanda matando todo mundo em seu caminho, ameaçando todo o multiverso como se fosse o bicho papão e estando disposta a matar uma adolescente e até uma variante dela para roubar os filhos para si é alarmante, mas faz todo sentido dentro do arco dela. Veremos ela no futuro ou ela morreu? Se voltar, terá como ela se redimir de tudo que fez?

A fotografia do filme é muito boa, as cenas de luta são de tirar água da boca, as sequencias que dão aquele toque de horror é de assustar realmente. Podemos dizer que é um filme de terror com super-heróis. 

Algo que faltou sim e deveriam ter tido o devido cuidado nisso é as poucas viagens pelos universos. Claro que ai o filme seria bem mais longo, mas já que é um filme sobre o multiverso, queríamos mais universos. Pelo menos mais uns dois. Nem que fosse só algumas memorias da America.

aH, Assistir e não gostei. Tudo bem, todo mundo tem seus gostos particulares que muda conforme nossas expectativas e até com nossas experiencias de vida. Não gostou, legal, respeito sua opinião. tem muito filme que não gostei e vi muita gente elogiando horrores. Faz parte.

E A NOTA PARA O FILME É....10

mesma com pontos que não achei tão interessantes, o filme vale o ingresso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.