domingo, 13 de fevereiro de 2022

A longa saga live action do Batman


 

Em 2022 chega aos cinemas o filme The Batman, mais um numa longa série de filmes e seriados do cavaleiro das trevas. Aproveitando o gancho vamos relembrar essa trajetória



O Homem morcego foi criado por Bob Kane e Bill Finger e estreiou em maio de 1939 na revista Detective Comics 27. Batman veio na esteira do sucesso do Superman, mas diferente deste, não tinha superpoderes. Bruce Wayne era um menino rico que, ao sair com os pais, os viu sendo mortos durante um assalto. Traumatizado ele faz o juramento de sempre enfrentar o crime. Bruce passou a vida treinando até atingir o auge humano. Também trabalhou sua mente para se tornar o maior detetive do mundo. E munido de sua fabulosa riqueza ele decidiu agir como um vigilante mascarado.



O manto de homem morcego surgiu do principio de que criminosos sentem medo, e portanto, levar o medo até eles seria o ideal nesta cruzada. Ao avistar um morcego em sua janela, Bruce se decidiu em usar uma roupa de morcego.

O resto é história. Ou melhor, muitas histórias, sendo Batman um dos maiores heróis das hqs e do cinema.

Bob Kane e Bill Finger trabalharam o herói se inspirando num esboço de Leonardo Da Vinci, e heróis dos pulps, como Zorro e O Sombra. Também no filme The Bat.

Batman se tornou um sucesso, a chamada Batmania. 

Primeiro voos do morcego

Batman de 1943



Foi uma cine série que deu vida em live action pela primeira vez a Batman. O ator Lewis Wilson tem a honra de ser o pioneiro no papel icônico. Certamente ele não fazia ideia de que estava iniciando uma franquia monstruosa e épica.



Apesar de tudo a série apresenta o Batman como um agente do FBI, lutando contra um inimigo japonês; O Dr. Tito Daka. Pois é gente, eram os tempos da segunda guerra mundial, os japoneses eram os principais inimigos dos EUA. A propaganda de guerra falou alto nesta. Tanto Batman quanto Robin lutam para o dr não transformar as pessoas em pseudo zumbis.

Batman e Robin de 1949



Robert Lowery é o ator a ser o Batman. Ele e Robin devem impedir o vilão Mago que usa uma aparelho quer controla todos os carros da cidade. É mais fiel aos quadrinhos que seu antecessor.



Batmania

Série Batman - anos 60 



Entre 1966 a 1968 tivemos a série Batman, protagonizada pelo ator Adam West. Na trama, Bruce Wayne e Dick Grayson são os heróis Batman e Robin, enfrentando criminosos diversos, como COringa, Charada e Pinguim. Fugindo do lado obscuro das hqs, a série era muito extravagante e pastelona. Ficou famosa pelas onomatopeias sempre que a pancadaria começava. Infantil mas suficientemente interessante ao ponto de virar cult.



Os vilões eram mostrado de forma leve, as lutas eram coreografias bobas, mas engraçadinhas e a trama divertia, embora não agradasse os fãs mais radicais, que é a maioria. O Coringa por exemplo, que nas hqs é psicótico desde suas origens, na série faz muitos crimes pastelões. E ele chega a surfar com Batman. Isso mesmo galera, nada de três aranhas no mesmo filme, estouro é Batman e Joker pegando onda...

Tetralogia do Morcego

Batman e Batman o Retorno



Os dois longas, lançados em 1989 e 1992 contaram com Michael Keaton no papel do herói. No primeiro ele enfrenta o Coringa e salva a bela repórter Vicky Vale e no segundo ele tenta impedir o Pinguim ao mesmo tempo que rola pelos telhados com a Mulher Gato.



Batman eternamente




Val Kilmer será eternamente lembrado por decair a franquia do Batman em 1995. Na trama ele enfrenta o Duas Caras e O Charada e ainda treina um pupilo; Dick Grayson.

Batman e Robin




1997. Neste ano, o que Val Kilmer não conseguiu sepultar no longa anterior, George Clooney, que ainda considero um excelente ator, jogou o corpo do morcego na cova, mijou e tacou cimento em cima.  Mesmo com elenco super estelar, o longa caiu feito um morcego abatido. Na trama Sr Frio, Hera venenosa e Bane se unem para detonar Gotham, Mas Batman, Robin e Batgirl lutam contra eles, usando de tudo, bat peitonas ridículas, patins, bat cartão ilimitado, piadas sem graça, cenas de ação grotescas e muito carnaval. Mas, ah, gente, tem hora que vale a pena desligar o cérebro um pouco e só curtir a brisa.

Morcego 2000

Comercial da Onstar



Bruce Thomas deu vida ao herói numa série de comerciais lá no ano 2000. Bom para o cara.

Série Birds Of prey



Bruce Thomas jura que ele não foi o Batman da série. Seja quem for, na trama aparece pouquinho. è revelado que ele e Selina Kyle tiveram uma filha chamada Helena Wayne, que mais tarde defende Gotham como Caçadora ao lado das Aves de Rapina.



Trilogia Cavaleiro das trevas de Nolan

Batman Begins, Batman Cavaleiro das Trevas, Batman Cavaleiro das trevas ressurge



Com o Ator Christian Bale e sobre direção de Nolan, Batman recebeu uma das melhores trilogias do cinema mundial, mostrando um Batman sombrio, mas bem pé no chão. Saia o carnavalesco entrava o ei isso poderia acontecer na vida real sim.... 

Começando com Batman Begins em 2005 recontando a origem do herói, sua jornada em se tornar o protetor de Gotham e suas primeiras ações como vigilante, onde ele enfrenta Espantalho e Ras Al Ghul ao lado de Gordon.

Em 2008 era a vez de Batman o Cavaleiro das Trevas, onde Batman desmantelava a máfia de Gotham, mas eis que surge o Coringa. provando ser o maior vilão do herói, Joker espalha o caos pelas ruas da cidade e torna, cada minuto do filme, num evento épico. Também conta com nascimento do Duas Caras. Espantalho tá no filme. O filme é sem dúvida uma experiencia gigante, dificil de ser igualada.

Fechando a trilogia com chave de ouro, Batman o Cavaleiro das trevas Ressurge. No longa tempos Bane, Mulher Gato, Talia, Espantalho. Os Vilões tornam Gotham numa verdadeira Terra de Ninguém, ninguém entra, ninguém sai. É uma guerra sem igual na cidade do morcego, fazendo desse longa uma obra única. Gosta de filme bom? É esse. E O espantalho tá no filme.



Série Gotham - 2014 a 2019



Ame ou deixe-a, a série Gotham foca na cidade do Batman antes do herói defender a cidade, com JIm Gordon sendo o principal protagonista. Na série ainda conhecemos o jovem Bruce Wayne, vitima de assalto que resultou na morte dos pais. Aos poucos ele passa a treinar para ser o herói que conhecemo.s Quem faz Bruce Wayne é David Mazouz. A série derrapou muitas vezes, mas nos deu um vislumbre do que seria viver numa cidade cheia de loucos. A construção dos personagens que conhecemos é muito questionável, mas se deixarmos a coisa na liberdade criativa podemos aproveitar a obra.



Batman espancando Superman

Batman vs Superman a origem da justiça





Ben Affleck já foi o Demolidor, mas agora ele era o novo Batman. 

Como sequencia do filme Homem de Aço, onde o mundo conhece o Superman e fica chocada com o herói enfrentando diversos kryptonianos e claro general Zod, temos o filme Batman vs Superman a origem da Justiça. Bruce viu os estragos feito pelo homem de aço e temendo que ele se voltasse contra humanidade, decide fazer o cara sangrar. Manipulados Lex Luthor a luta rola mesmo, e apesar do Super só querer conversar, o Batman varre o chão com a cara do azulão. Além dos citados, temos no filme Mulher Maravilha, Apocalypse e videos dos membors da Liga da Justiça, antes de sere recrutados

Ben Afleck volta como Batman em Esquadrão Suicida e em Liga da Justiça. e Na versão Zack Snyder´s

Batman e mais Batman para nossa alegria

Titãs



a série dos jovens heróis mostrou um Bruce Wayne bem para baixo, deprimido e...oh, meu Deus.... com tendencias Suicidas....E quem nos trouxe este herói perturbado foi o ator Iain Glen. Pudera, lidar com seus filhos atormentados, Dick e Jason deve ser duro, mesmo que quem os atormentou tenha sido ele mesmo. A série é claro, foca nos jovens heróis e não no Batman, mas aqui vemos o quanto Bruce Wayne se tortura por dentro e acaba levando crianças para sua guerra particular. Também é insinuado que Bruce carrega cicatrizes de um relacionamento fracassado com uma vilã que ama gatos. Quem será?

Nota: No final da primeira temporada em que Batman aparece temos dois dubles atuando como o cruzado de capa; Alain Mousse e Maxime savaria.

Crise nas Infinitas Terras



O crossover anual que rola no Arrow foi focado na maior saga da DC. Vimos de tudo, desde três Supermen - que só não foi melhor por causa da frescura de Tom Welling em vestir o famoso traje - até versões de nossos heróis de diversas séries do passado, como Caçadora de Bird Of Prey, Dick Grayson de Batman dos anos 60 - Burt Ward, reprisando seu antigo papel décadas depois - e até o Flash dos filmes.

Na trama que infelizmente não consegue nem chegar aos pés da Obra das hqs, o Antimonitor está destruindo universo após universo de matéria para ficar mais poderoso. O Monitor então recruta heróis de diversas realidades para realizar missões obscuras mas que de alguma forma - talvez - salve o multiverso da erradicação. Em uma dessas missões quem aparece num universo prestes a ser destruído é Bruce Wayne, na pele do ator Kevin Conroy. Quem é fã de carteirinha do morcego já conhece esse nome, pois o cara é o maior dublador do vigilante de Gotham de todos os tempos. Santa homenagem, Batman.

Batwoman



Na série da Batwoman, a prima do morcego é a protagonista, mas ele dá suas participações. E o Batman na série é o ator Warren Christie - mas tem um certo mistério neste assunto, então assista e desvende. Na trama ele deixou a cidade de Gotham de forma misteriosa, mas Kate Kane assume seu manto. Depois Ryan Wilde assume o manto da batwoman.

E os meninos Bruce?

Além do herói em sua versão já adulta, muitas crianças representaram o jovem Bruce Wayne, geralmente mostrando a morte de seus pais. Já citamos David Mazouz, vejamos os demais.

Charles Roskilly foi Bruce Wayne em Batman de 1989, vendo seus pais sendo mortos.



Ramsey Ellis foi Bruce Wayne, em flashbacks onde Batman relembra seus pais sendo mortos. Visto em Batman Eternamente.



Eric LIoyd é Bruce Wayne, novamente vemos a infancia do herói, no filme Batman e Robin.



Gus Lewis fez Bruce Wayne em Batman Begins e em Batman Cavaleiro das trevas Ressurge.



Brandon Spink fez o jovem Bruce Wayne em Batman vs Superman a origem da Justiça.



Dante pereira-Olson fez Bruce Wayne em Coringa. A trama é focada no vilão, mostrando Bruce ainda novinho, com pais vivos e sendo assediado pelo futuro palhaço do crime.



Ficou de fora as paródias e homenagens.


E Claro, Esperamos agora pelo THe Batman, longa que trará Robert Pattinson no papel título e contara ainda com Mulher Gato, Charada e PInguim....





E lembre-se; Quanto mais Batman, melhor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.