sábado, 12 de dezembro de 2020

7 universos compartilhados que merecem sua atenção

Mundos inteiros de heróis



 Universos compartilhados se tornaram a febre de fãs de filmes e séries e uma aposta ousada de diversos estúdios. Com a Marvel sendo o maior e mias bem sucedido exemplo, temos ainda outras empreitadas que se tornaram boas e outras que não deram certo.

Universos compartilhados não são novidade nos quadrinhos, onde os heróis da Marvel, da DC, Da Image e da Valiant. Personagens infantis também tem seus próprios universos compartilhados, como o universo Pato (Disney) e o da Turma da Mônica.

Num universo compartilhado diversos personagens de franquias solo acabam se encontrando de tempos em tempos, nos chamados crossovers. Além dos encontros propriamente dito ainda eles compartilham elementos comuns ao tal mundo e acontecimentos, por vezes as ações de um personagem afetando o outro, ou simplesmente sendo citado. Justamente o fato de um afetar o outro é que torna o universo em comum muito legal. Assim, se Superman e Zod destroem cidades inteiras numa luta, queremos saber como o Batman vai reagir. Ou se o Homem-formiga descobre a viagem no tempo, como os maiores heróis da Terra podem usar esta descoberta para salvar o dia.

Listamos a seguir sete universos que merecem sua atenção

Universo Cinematográfico Marvel



Começamos com o mais óbvio da Lista que é o UCM, franquia que iniciou com Homem de Ferro em 2008, A ideia da Marvel era fazer filmes solo de poderosos heróis e depois reunir todos num filme evento chamado Os Vingadores, onde eles formam a poderosa equipe de heróis. Diferente de outros grupos como X-Men e Quarteto Fantástico que já nasceram como equipes, os Vingadores surgiram do encontro de heróis que já estavam na ativa. Vale lembrar que as premissas das equipes citadas são diferentes. Enquanto Quarteto Fantástico narra as aventuras de uma família(com poderes) aventureira no maior estilo ficção cientifica e X-Men mostra mutantes lutando para viver num mundo que os oprime, Vingadores mostra heróis como uma equipe de pronta resposta todo e qualquer tipo de ameaça.

A cola que uniu os heróis até torna-los uma equipe foi a ação da SHIELD, agência que monitora atividades terroristas e também investiga casos fora do comum que podem ameaçar a humanidade. Ao mesmo tempo uma corrida pelas Jóias do Infinito acontece, orquestrada por Thanos, um vilão que apenas quer matar emetade do universo. 

Assim tivemos os filmes de Thor, Capitão América, Homem de Ferro e Hulk e claro, dos Vingadores. Com sucesso da primeira fase, o universo foi crescendo, com mais e mais personagens sendo introduzidos, bem como novos heróis solos e até uma nova equipe; os Guardiões da Galáxia.

Mais que apenas filmes de heróis, os filmes tem temáticas próprias e interessante: Homem de Ferro nos conduz num mundo tecnológico e industrial, Capitão América apresenta-se como um filme de guerra e ideologias, desde o primeiro que se passa na Segunda Guerra Mundial, ao segundo que é um tipo diferente de guerra, mais semelhante a espionagem até o Guerra Civil, uma guerra ideológica entre os Vingadores. Thor já tem uma pegada mitológica porém com viés espacial. E Hulk, bom O HUlk esmaga. Homem Formiga é um filme de roubo(algo como 11 homens e um segredo ou missão impossível). Guardiões da Galáxia traz uma Space Ópera da melhor qualidade, não devendo em nada para Star Trek ou Star Wars. Doutor Estranho fala sobre magia(mas vejo uma certa filosofia no ar, mais alguém). E Homem-Aranha, sendo um filme de adolescente que por acaso também é herói.


 Arrowverso



Iniciando coma série Arrow, que apresenta Oliver Queen em sua cruzada contra o crime em Starling City, o arrowverso se expandiu com a apresentação de Barry Allen. Então apenas um cientista forense que ajuda Oliver num caso, logo Barry ganha sua própria série ao ser atingido por um raio e ser jogado em produtos químicos. Não apenas Barry ganha poderes(supervelocidade) como ainda um número enorme de pessoas, pois o acelerador de partículas de Central city infectou milhares com matéria escura.

Enquanto a série de Arrow se mostra bem pé no chão, embora no fim ela se desprende do realismo puro, Flash já se apresenta como uma série de ficção cientifica de mão cheia, com direito a viagens no tempo, universos paralelos, mistérios da ciência, doenças estranhas, etc.

Com um número cada vez maior de heróis e vilões surgindo apareceu a série Lendas do Amanhã, com heróis menores de Arrow e Flash, com a nobre missão de viajar pelo tempo e consertar a cronologia, embora eles mesmo a quebrem para depois consertar.

Foi estabelecido que a série Constatine também era do Arrowverso, mas a série foi cancelada na primeira temporada. Uma pena já que era sensacional. Constantine é claro pegava onda no terror sobrenatural. Constantine foi reaproveitado com louvor em Lendas do Amanhã.

Supergirl se juntou ao Arrowverse, embora ela originalmente fosse de designada Terra 38.

Além dos personagens cruzarem de tempos em tempos na série uns dos outros, tivemos os eventos crossovers, com destaque para Crise Nas Infinitas Terras.

Outros programas se juntaram ao formato, como a série animada Vixen e Batwoman, ao passo que a série original, Arrow foi cancelada. E logo Supergirl também será cancelada. Mas outras séries surgem no horizonte, como a série de Superman e Lois.

DCEU ou Universo Extendido DC



Ok, você vai reclamar e falar que muitos filmes deste universo não deu certo, mas na boa? Gostei e falo do que gosto e azar da opinião alheia. Sei que Batman vs Superman a origem da Justiça teve erros grotescos e Liga da Justiça foi um fiasco(especialmente por conta do super bigode), Mas a coisa tava indo. Apareceram sucessos como Aquaman e Mulher-Maravilha, Homem de Aço e outros bem questionáveis como Esquadrão Suicida e Alerquina e sei lá mais o resto do título.

Mas o verdadeiro problema deste universo não é os erros. Erro se conserta. O problema real é a falta de coragem da Warner em apostar ousadamente nos heróis da DC. Veja só, se a Marvel apostou e hoje colhe os frutos foi por ter coragem. Nem todo filme da Marvel foi um épico sensacional(estou falando de vocês Thor Mundo Sombrio e Incrivel Hulk), mas, tijolo após tijolo e sem atropelar nada eles montaram um universo vasto e divertido.

Os heróis da DC nem precisavam de tanto esforço. Bem mais conhecidos do grande público que os Vingadores(antes de 2012), com praticamente histórias boas diretas das Hqs e outras de animações premiadas, o sucesso era simples e fácil.

Mas apressados e sem um cronograma legal eles fizeram merda. Mas não que tenha sido tão errado, como disse faltou coragem. Coragem de consertar os erros. Agora eles não sabem se fazem um universo compartilhado, se rebootam tudo, se faz um omelete, se se importam com cronologia, etc....

Mas o que tem de bom então?

Bom, de começo o Superman ficou bom. Homem de Aço é muito bom e chega de mimimi de que ele vacilou de lutar na cidade, que ninguém voa para longe da cidade para lutar que nem em Dragon Ball Z não.

Depois Aquaman nos trouxe uma releitura badass de Aquaman, outrora zoado por ser o cara que falava com peixe. Ah e a Mera, que linda....

Shazam nos trouxe uma história leve no maior estilo sessão da tarde.... Para quem tem umas décadas de vida como eu é nostalgia na veia véio.

Mulher Maravilha foi o ponto alto, com uma mulher forte chutando traseiros de soldados... quer melhor? Já to doido para assistir Mulher Maravilha 1984 que se passa nos anos oitenta(a melhor década de todas, quem viveu sabe).

E Batman versus Superman juntou os dois  três maiores heróis da DC num filme bom, embora cheio de erros, que tem sim um roteiro consistente e competente(pena que faltou maior diálogo de Superman).

The Conjuring Universe



THe Conjuring é o universo de Invocação do Mal. O filme de Terror Invocação do Mal levou o casal Warren para um caso de possessão, onde eles precisam salvar uma família da ira de um fantasma/bruxa. Com cenas de suspense e terror, a drama é horripilante e ao mesmo tempo fascinante.

Com sucesso deste primeiro filme veio Invocação do Mal 2 e já tem programado o terceiro longa. Além disso o universo se expandiu com o filme Annabelle, que já havia sido introduzido rapidamente na abertura de Invocação do Mal. Annabelle rendeu mais uma continuação, que no caso foi uma prequela.

Outro longa da franquia foi A freira, explorando a origem de Valak, demônio que aparece em Invocação do Mal 2 e tem uma foto em Annabelle 2 a criação do mal.

Depois veio a maldição da Chorona, dito como o mais fraco deste universo.

A premissa deste universo é o lado oculto do mundo real. O casal Warren, protagonistas de Invocação do Mal realmente existiram e são conhecidos por investigar centenas de casos, incluindo Annabelle. Os Warren não são mostrados como exorcistas exaltados, capazes de resolver tudo. Pelo contrário, apesar da enorme coragem deles de mergulhar num mundo assustador eles relutam, porém sabem que precisam ajudar as pessoas contra as forças do mal.



Apesar do cinema ter muitos filmes sobre fantasmas, demônios e exorcismos, The Conjuring merece o mérito de conseguir se manter firme e forte no tema, trazendo ar fresco ao tema e sendo cada vez mais fascinante. Para fãs de suspense e Terror é um banquete.


Universo Animado da DC



DC de novo! Falem o que quiserem, a DC trabalha pesado para nos manter entretido. E criou um universo maravilhoso em forma de longas animados. Começando com Liga Da Justiça: Ponto de Ignição, longa onde Barry Allen faz a merda de voltar no tempo para salvar sua mãe(algo que fez também na série dele, caraca o cara ama bagunçar tudo). Flash "conserta" tudo, dando origem a um novo universo.

 Ai vem Liga da Justiça: Guerra, onde a Liga da Justiça tem sua origem contada a partir da invasão de Darkseid a Terra. O Longa é de um roteiro fantástico, com cenas de ação dignas dos maiores épicos do cinema e honrando os nossos amados heróis.

Além de longas da Liga, o universo se expandiu com longas do Batman(que se dane quem tá enjoado do Batman, queremos mais) e a sua Batfamília. Também temos longas de Superman e Jovens Titãs.

Os roteiristas acertam em cheio ao explorar a relação de Batman com seus personagens de apoio, mostrando o Robin Damian Wayne(filho de Bruce Wayne com Talia Al Ghul) e sua divergência quanto a filosofia do pai, mostra personagens menos explorados como Batwing e Batwoman.

Nos longas do Superman temos, ora vejam só, A morte do Superman. Já houve no passado um longa animado da Morte do Superman mas bem fraco. E em Batman versus Superman tivemos uma morte do homem de aço nem um pouco interessante e desnecessária. Mas neste universo o assunto é tratado de forma muito boa, perto do que foi a morte do maior herói da DC nas HQs. Sim, temos um Apocalypse assustador, uma verdadeiro força da natureza e sentimos um soco no estomago ao ver nosso herói tombar, ainda que o título já seja um baita spoiler. Não demorou para temos um longa mostrando o mundo sem nosso herói, surgindo quatro candidatos ao manto do defensor de Metrópolis; Superboy, Aço, Erradicador e Superman Ciborgue. E um certo retorno....

Jovens Titãs não fica atrás, com os heróis se mostrando tão dignos de defender a Terra quanto o grupo principal(LIga da Justiça).

Tivemos ainda longas de Constantine, Liga da Justiça Sombria, Esquadrão Suicida, Mulher Maravilha. 

E, apesar de ser uma mina de ouro, a DC decidiu concluir a obra de forma totalmente épica, com Liga da Justiça: Guerra de Apokolips, onde Darkseid chuta o balde e decide arrebentar com nosso lindo mundo. O título guerra é bem honesto. Mostra uma guerra onde heróis morrem. Além da Liga, todos os heróis dos longas citados e mais se unem como a única esperança da Terra, se é que poderão salvar alguma coisa....

Chicago





A franquia Chicago é forma por séries que acompanham os heróis da vida real na luta para defender Chicago do caos.

O carro chefe é Chicago Fire: Heróis contra o fogo, que mostra bombeiros na luta contra incêndios na cidade citada. Com drama na medida certa e ação boa, ficamos envolvidos no combate ao vilão da história: O fogo. Seja num acidente ou causado por pessoas más, os bombeiros chegam para salvar o máximo de pessoas possível. 

Temos ainda Chicago PD: Distrito 21, que mostra detetives e policiais lidando com o lixo da humanidade. Com o comando de um sargento linha dura, eles quebram de vez enquanto as regras para salvar vidas. Nada de bandidos sendo tratados como coitadinhos, aqui o caldo engrossa para os malfeitores.

Chicago Med segue médicos num hospital para salvar vidas. Para quem curte séries médicas, essa é um prato cheio, mas não pensem que é um House ou Grey´s Anatomy da vida não. Eles realmente mostra os desafios dos médicos nas mais diversos situações. Tem romance? tem. Tem humor? tem. Mas o foco é salvar vidas.

Chicago Justice já lida com as ações de promotores e investigadores para que a justiça seja cumprida.

Law e Order SVU faz parte do mesmo universo embora não se passe em Chicago. Outra série dentro deste mudo é FBI.

Os personagens de uma série aparecem na série dos outros com frequência e claro existem episódios crossovers bem desenvolvidos. 

recomendado para quem gosta de ação real.

Os Defensores (da Netflix)



Embora tecnicamente sejam parte do UCM, assim com as séries da SHIELD, de Manto e Adaga, dos Inumanos e Os Fugitivos, os Defensores foram desenvolvidos bem a parte e com tom próprio. Além disso nunca tivemos uma rela interação dos heróis do cinema com os da Netflix.

Assim temos um universo de heróis e anti-heróis urbanos, com tramas menos cósmicos e mais pé no chão.

Começando por Demolidro que segue a jornada do advogado cego Matt Murdock como o vigilante Demolidor contra as investidas do Rei do Crime em Manhattan, passamos para série de Luke Cage que mostra como um sujeito com pele invulnerável começa a defender o Harlem dos grupos criminosos.

Temos ainda Jessica Jones, uma detetive particular com uma queda por bebidas e curtir uma fossa, lidando com ameaças terríveis. E Punho de Ferro, que mostra Danny Rand voltando para casa, agora como um mestre das artes marciais e disposto a sentar porrada em ninjas que invadiram sua cidade natal.

E eles culminam na série Os Defensores, unindo os quatro contra uma organização ninja disposta a destruir Nova York.

Além disso temos a série de O Justiceiro, que diferente dos demais da lista não pensa muito em mandar os bandidos para debaixo da terra. Para muitos, Punisher é o melhor!!!!!

Demolidor e Jessica Jones são as duas melhores séries, com roteiro bem escrito e trama que flui. Luke Cage e Punho de Ferro infelizmente não são tão bem executados, sendo cansativos em vários episódios.

As séries tem um tom comum, com uma certa insegurança no ar, depressão comum aos heróis urbanos(Demolidor e Jessica Jones), brigas em corredor e personagens de apoio interessantes(alguns nem tanto).

Outro acerto foram os vilões. Killgrave e Rei do Crime são figuras assustadoras, mas que não ficam só no "eu sou mal e ponto". Eles tem  camadas(Shrek curtiu essa). Eu falei em acerto nos vilões? bom, tem uns que nem vale o ingresso, mas deixo você analisar quem serão esses.

E ai qual dessas séries você irá maratonar primeiro?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.