terça-feira, 21 de agosto de 2018

Entre a ficção e a realidade - Capitão América


poderiam supersoldados existirem? Sujeitos como Capitão América poderiam receber um soro e atingirem força e atributos físicos em um nível acima do Olímpico?

Resultado de imagem para capitão america referencia

Conforme vimos no filme Capitão América: O Primeiro Vingador o franzino Steve Rogers recebe um soro que o transforma no supersoldado conhecido como Capitão América. O soro circulando em seu sangue garantiu que seus atributos físicos fossem além dos limites humanos, permitindo ter uma força descomunal(ele chega a erguer uma moto com algumas garotas sentadas com muita tranquilidade) e agilidade incrível, podendo lutar com velocidade e reagir como um relâmpago. Em posse de seus fabuloso escudo ele se defende de balas.

O Soro

Nenhum bioquímico no mundo conhece, atualmente, algum soro ou substancia que poderia conferir todas as habilidade dadas ao capitão, tornando mais forte, ágil e veloz tudo ao mesmo tempo e principalmente aumentar drasticamente a massa muscular do indivíduo. Mas isto não significa que no futuro não teremos algo neste quesito, visto que uma vez que o DNA seja modificado não se sabe o que pode resultar.



Força fabulosa



estima-se que a força física de Rogers seria 3 vezes o ápice da capacidade humana mas é provável que esteja um tanto maior que isto. Ou em outras palavras o homem mais forte de nosso mundo real não passaria de um bebê para o Capitão. Um homem já conseguiu erguer 457 quilos(no caso até a altura da coxa. mas ergueu). Steven Rogers poderia então erguer 1371 quilos. Ei é o peso de um carro. Vale lembrar que o recorde citado ainda não é o limite humano portanto o Capitão América pode erguer bem mais. Ora bolas Rogers já deu um mortal e arremessou a moto em que estava pilotando contra um caminhão e ainda arrebentou o dito veículo de peso.

Então imagine usar um coquetel de anabolizantes para aumentar de forma explosiva a força de um sujeito? Daria certo!
Bom os resultados seria devastadores.
Imagine gerar numa única dose hipertensão, falência hepática e aumento do coração para citar só os mais prováveis de inicio? Conta-se ainda mudança drástica de humor e possível colapso fatal... É. Triste fim de um candidato a supersoldado.
No futuro isto pode ser resolvido com mais estudos em bioquímica, biofísica e biomecânica? Quem sabe?




agilidade fantástica

Não apenas o heróis é forte como é rápido e ágil, podendo lutar com maestria. Ele, usando seu escudo, consegue reagir a ponto de se defender de balas.

DNA de um supersoldado

o segredo de fato não se trata de um mero soro e sim da manipulação do genoma humano(o que claro pode render muita debate de bioética). Sabe-se atualmente os mecanismos biológicos que permite melhorar o transporte de oxigênio no sangue e como aumentar a massa muscular. Conforme os estudos na área avançarem será uma questão de tempo até surgir a técnica que permitirá tornar soldados em supersoldados.

Estrategista militar brilhante

Tony Stark, Reed Richards e Bruce Banner são gênios nas ciências mas Steven Rogers também é genial. No caso em termos de estratégia militar.
Uma mente genial pode surgir na natureza de tempos em tempos ou mesmo ser moldada com estudos intensos.
Mas e que tal o estrategista surgir já com o pacote acima de força e agilidade?
Falamos no genoma humano sendo manipulando para aumentar os atributos físicos mas o mesmo valeria para ampliar a inteligência do ser humano. É um campo mais difícil, visto que ainda conhecemos muito pouco do complexo cérebro humano mas muitos avanços já foram feitos então é tão provável que consigamos criar sujeitos brilhantes ainda que demore mais que super atletas.

o escudo

bom aqui é mais complicado já que um escudo indestrutível é inviável. Nas hqs o escudo é feito de uma liga que mistura, entre outras coisas, Adamantium e Vibranium(ambos metais que não existem, com propriedades nunca vistas em metais reais). pode-se claro usar escudos com metais resistentes a tiro mas esqueça jogar o escudo e ele voltar pois é irreal esta parte.
Nota: É concebível teoricamente falando que metais que beiram a serem indestrutíveis surjam graças a colisores de partículas mas ai é esperar demais.

Conclusão: O Capitão América da vida real é possível sim, num futuro indeterminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.