quinta-feira, 3 de setembro de 2015

25 filmes distópicos para você assistir antes que um deles aconteça....

1 Mad Max

O insano mundo de Mad Max com  certeza é onde você não irá querer estar. No primeiro filme da franquia o mundo lentamente esta desmoronando. No segundo ele já tombou,após duas grandes nações guerrearem pelo petroleo, queimando meio mundo no processo. Os lideres mundiais discutiram, discutiram, discutiram mas não podia evitar a avalanche: O mundo se tornou um campo de batalha onde os mais brutos matavam e destruiam sem dó. E claro que as estradas se tornaram o principal palco do medo e do caos. Os principais recursos como água e comida (e petroleo) começaram a serem disputado por todos. No quarto filme, mais recente a coisa já está no seu pior ponto, com um deserto interminavel, rarissimas fontes de água que pior é controlado por tiranos insanos e deformidades e doenças nos jovens... Benvindo ao pior pesadelo do cidadão comum

2 X-men - Dias de um Futuro Esquecido

A franquia dos X-men sempre tratou do preconceito, no caso dos humanso em relação aos mutantes mas é Em Dia sde um futuro esquecido que a coisa atinge seu estado mais trágico. Robos ultrapoderosos criados para caçar mutantes aterrorizam a humanidade matando mutantes e aprisionando civis com genes potenciais que podem a ter filhos mutantes . Campos de concentração erguidos agrupam pessoas cujo destino nada mais é que a morte.
Na trama os X-men enviam a mente de Wolverine ao passado diretamente a seu eu mais novo onde ele deve alterar os fatos que levam ao futuro distópico.

3 Exterminador do futuro - a salvação

Deste o primeiro Terminator já sabiamos que o futuro seria uma guerra insana de Homens contra máquinas. As máquinas trabalham dia e noite para exterminador a humanidade mas não conseguem devido a um jovem chamado John Connor, líder da resistencia deste jovem treinado por sua mãe para vencer a guerra. Então eles enviam um ciborg modelo T-800 para matar Sarah Connor antes dela dá a luz. Mas a resistencia envia um humano para defende-la( e ele o faz e ainda se dá bem). Várias batalhas e viagens no tempo e no final do terceiro filme o mundo tomba numa guerra nuclear e as máquinas dominam. No quarto filme vemos este futuro, John Connor liderando a resistencia contra as máquinas. Aos cidadãos comuns resta tentar sobreviver.

4 Divergente

Numa Chicago futurista as pessoas são forçadas a se dividirem em Facções. Este é o sistema que supostamente torna este mundo coeso. Existem na cidade muitos prédios abandonados o que demonstra que boa parte da população foi dizimada na guerra que deixou o mundo desolado. 

5 Eu Sou a Lenda


Ao se manipular geneticamente um virus para combater o cancer ninguem imaginava que o mesmo causaria o fim da especie humana. Em nova york ha apenas um homem sao pois os que nao morreram se tornaram feras mortais.
6 Jogos Vorazes


um mundo onde os recursos entraram  colapso, nao se sabe se por causas ambientais ou pelo guerra. nesye mundo uma poderosa Capital tiraniza os chamados diatritos que sao explorados  . em algum momento houve uma fracassada rebeliao e com castigo todo ano os disteitos veem dois de seus jovem irem a um mortal campo de batlha para lutarem ate morrer
7 Matrix

8 Planeta dos Macacos


Imagine que macacos começassem a dominar o mundo. Sim, um mundo onde eles ficam cada dia mais inteligente e os humanos cada vez mais burros. Assim ocorre na franquia Planeta dos macacos. Um vírus é usado para turbinar as capacidades cognitivas dos simios na esperança de curar doenças neurodegenerativas mas a coisa desanda e logo uma epidemia causar o colapso da civilização. O vírus emburrece ainda mais as pessoas e os simios vão se tornando os caras que mandam e desmandam. 

9 V de Vingança

V é um anti herói que mais beira a um terrorista. Mas somente vendo o mundo que ele vive entendemos que o que ele faz faz pelas pessoas.  O mundo é assolado por guerras, inclusive os Estados Unidos estão tombado diante de uma guerra civil. Uma pandemia se alasta pela Europa e um dos poucos países ainda em boa situação é o Reino Unido, mas este vive num regime facista e totalitário que pune severamente que é contra seus metódos. Politicos contrários, homossexuais, minorias em geral são lançados em campos de concentração. E claro que o total controle da imprensa é do governo.

10 Laranja Mecânica

Alex é um adorador da ultraviolencia, estrupando, roubando e ferindo suas vitimas ao som de musica clássica. Mas o governo o prende e usa experimentos de condicionamnte psicológico. Alex é de fato uma cobaia politica, com uma experiencia de controle. Ele se torna "bom", mas não por vontade própria. Seria possivel num futuro não tão distante controlarem a população através de condicionamentos obrigatórios?

11 Blade Runner

Que tal viver num mundo onde androides pensam que são realmente humanos? Numa Los Angeles decadente e futurista(se passaria em 2019) a humanidade vive em meio ao colapso humano, num mundo poluido e cada vez pior. A exploração de outros mundos não apneas é uma realidade mas uma obrigatoriedade. Replicantes de seres humanos(os androides) são usados para atividades perigosas, mas são banidos da Terra após um motim. Mas alguns replicantes clandestinamente desobedecem o banimento e ai são caçados pelos caçadores de androides.... É um clássico sombrio e deprimente de nosso futuro.

12 A Ilha

Você acorda e descobre que esta numa insatalação isolado do resto do mundo. Outros como você o acolhem e os organizadores de tudo dizem que o nosso mundo caiu diante de superbactérias que mataram todas as pessoas.  Você vive neste regime que lembra uma clinica de recuperação. Mas há a boa notícia de que existe uma ilha livre das superbactérias mas que apenas os sortudos são sorteados para irem  morar neste paraíso na Terra. Mas na verdade o que rola é que.... assista e descubra ........... antes que você vá para a tal ILha.

13 Ensaio sobre a cegueira

Um belo dia uma pessoa qualquer  fica cega. Uma cegueira estranha, que mais lembra uma cortina de leite. Incapaz de ver a pessoa se assusta. seria apenas mais um misterio médico mas é pior. Logo as pessoas em quase sua totalidade ficam cegas. Inicialmente para conter o surto prende os doentes em instalações isoladas, sem maiores cuidados e todos começam a regredir a seus instintos mais bárbaros e primitivos, incluindo assassinato e estrupo.... um horror.

14 A Máquina do Tempo

Em pleno século 19 o inventor Alexander cria uma máquina do tempo. Usa para evitar a morte de sua amada mas descobre que a morte é inevitavel. Assim, em depressão viaja ao futuro próximo. descobre que a humanidade inventou coisas interessantes como celular, computador, avião. Então ele vai até 807701 er encontra um mundo selvagem onde há duas espécies outrora humanas: Molorcks e Elois, caças e caçadores.

15 Metropolis

NUm mundo dominado por um mega empresário onde uns poucos beneficiados vivem em jardins paradisiacos enquanto a massa trabalhadora é escravizada pelas máquinas e trabalham arduamente no subsolo, em condições desumana.

16 Admirável mundo novo

Que tal um mundo num regime totalitário onde a própria genética da população será controlada e selecionada? Antes de você nascer seu papel no mundo já foi determinado e nada de escolha pessoal? Nada de amizades e muito menos amores...

17 Filhos da esperança

2027. a humanidade ficou inexplicavelmente estéril, o que acarretou a histeria e o caos, colapsando a sociedade como a conhecemos. Assassinatos, guerras, violencias em geral se tornam palavra do dia.
Por razões óbvias qualquer mulher que apareça grávida se torna alvo ora de pessoas interessadas em algum tipo de cura, ora de exterminar esta aberração da natureza ou injustiça do universo ou qualquer desculpa do tipo.

18 Watchmen

Filme de super herói mas vivenciado num mundo bem diferente do que conhecemos. Em 1985 temos Richard Nixon ainda presidente.
As Tensões entre EUA e União Sovietica estão extremamente sérias e é apenas por um pouco que a Terra na sofrerá um holocausto nuclear total.

19 O Livro de Eli

Há trinta anos a humanidade quase acabou, consumida pela guerra. O mundo se tornou um deserto enorme e as pessoas vivem  numa mistura de idade média com faroeste. Água é o bem mais precioso. Neste mundo Eli carrega um livro sem igual, com uma mensagem poderosa. Mas há quem busque este livro para escravizar as pessoas. 

20 Cidade das Sombras

O mundo acabou. Viver na superficie se tornou impossivel, ao menos pelos proximos séculos. Os sobreviventes habitam agora uma cidade subterranea e pacata. Cada pessoa tem sua função e nesta função viverá até o fim de seus dias. Mas esta cidade esta condenada pois seu poderoso gerador sópode funcionar por 200 anos. E o tempo passa rápido.

21 Serenity

Western espacial que é continuação da série de mesmo nome. A tripulação vive grandes aventuras no espaço num novo sistema solar. Mas as coisas são complicadas devido ao desejo da Aliança(fusão dos Estados unidos com a China) em querer dominar tudo.

22 terra dos mortos

O apocalypse zumbi acabou com o mundo. Mas felizmente uma cidade sobreviveu erguendo enormes muros. Os ricos dominam tudo(como sempre) do alto de seus predios luxuosos, enquanto a população abaixo vive na miséria.
Soldados protegem esta fortaleza e de tempos em tempos um carro blindado sai para buscar suprimentos. E seria mais um filme de zumbis não fossee que os zumbis estão ficando cada vez mais espertos e começam a se organizar, preparando uma brutal invasão.

23 residente Evil: O hospede Maldito

Mais zumbis... eba.... Alice desperta numa mansão sem lembranças do que ocorreu. Um pelotão militar a aborda e a levam a investigar os mistérios da estranha mansão. Logo são atacados por zumbis e outras criaturas medonhas. Esta mansão pertence a corporação Umbrella e esta cheia de armadilhas mortais. Mal sabem eles que o que esta escondido lá levará a humanidade ao fundo do poço.

24 Waterworld O segredo das águas

As geleiras derreteram e cidades inteiras foram engolidas pelo mar. A antiga civilização tornou-se um mito distante. Monstros gigantes surgiram nas profundezas, mutantes e piratas. Agora as pessoas vivem em navios, barcos ou instalações aquaticas e lutam todos os dias pela sobrevivencia num mundo sem lei. Mas há uma lenda sobre uma ilha, ultima esperança a todos.

25 Deixados para trás

Com uma pegada bem espiritual este filme mostra como será no dia do Arrebatamento, momento em que Jesus levará os salvos para o Céu. Assim aos "deixados para trás" cabe a angustia de não entender o que está havendo, onde estão seus entes queridos, o que será do futuro. Logo o mundo começa a se dividir entre os que percebem a verdade e os seduzidos pelo Anticristo, tratado no filme na figura de um grande líder mundial que promete paz e tranquilidade....

***

Bonus

filme Acquaria com Sandy e Junior

Sandy e Junior no auge de suas carreiras fizeram um filme pós-apoliptico. Na trama eles vivem num mundo onde a falta de água tornou o planeta num enorme deserto. As poucas comunidades restantes usam reservatórios e sistema de captação avançãod para sobreviverem. (São Paulo já esta quase neste patamar)

séries distópicas

The Walking dead

Que tal acordar de um coma e se vê num hospital todo detonado? desorientado você logo percebe que houve algum tipo de guerra, encontra centenas de corpos no chão e se depara com algo desumano; metade de uma mulher rastejando tentando te pegar. Não demora e você descobre que os mortos voltaram a viver e querem te devorar.... Mas  isto é apenas o começo pois os vivos sempre devem ser mais temidos....

Jericho

UM cidade pacata do interiro assiste a distancia um enorme cogumelo se forma onde antes havido uma metrópole. Sistemas de comunicação saem do ar, não há como saber o que esta acontecendo. Mas não demora até que a verdade parcial surja. Um ataque nuclear varreu as maiores cidades dos EUA do mapa. A nação então se torna palco de uma guerra civil devastadora, onde água, comida, habitação são bens que devem ser adquiridos por quem pretende sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.