Magia - crença e convicção de que se é possível manipular as forças naturais e sobrenaturais através de rituais ou ações e até pela mera força de vontade. Muito empregada no ocultismo e em religiões pagãs do passado e, modernamente em religiões neopagãs.
A magia tinha diferentes importâncias para os muitos povos e culturas, sendo comum o uso para a medicina ou para práticas espirituais. Era a busca por um poder que manipularia o universo a favor do praticante e devotos. A magia existe desde a antiguidade, sendo encontrada No Egito antigo, na Mesopotâmia, na Africa, na Europa, pelo mundo inteiro.... Sua origem entretanto não se sabe, antecedendo a própria escrita.
Séculos atrás, pessoas, em sua maioria mulheres, eram mortas, acusadas de bruxaria. Não precisavam de muitas provas, bastava ter cabelos ruivos, ou ter algumas marca de nascença, tipo uma pinta no rosto e já era.... Forca. Eram outros tempos, onde a histeria religiosa dominava e todos poderiam ser mortos pelos vizinhos lunáticos.
Magia era um tabu na sociedade, bruxas eram vistas com maus olhos, afinal bruxas comiam criancinhas indefesas, é o que dizem. Elas voavam em suas vassouras e estabeleciam pactos com os demônios. Vendiam suas almas para alcançar algum tipo de poder e dançavam nuas nas florestas ao som de musicas profanas. Haviam os bruxos, estes mais rancorosos e rígidos.
Bom, felizmente o tempo passou, chegamos na era da informação, onde ninguém queima nem enforca mais ninguém-ou será que não? - onde temos as bruxas moderninhas, chamadas de wiccanas.
As pessoas mais sensatas pararam de temer as bruxas, afinal elas não existem, pelo menos não no sentido folclórico, sendo elas relegadas a mitos e lendas, histórias para crianças dormirem. Ou se mijarem de medo.
Mas de figuras medonhas que figuravam ao lado do bicho papão, passaram a fazer parte da cultura, inicialmente como vilãs terríveis, mas logo algumas se tornaram heroínas. De malditas a queridas dos fãs.
Assim a magia começou a fazer parte do imaginário cultural, do entretenimento e da boa arte.
Assim, obras como O Senhor dos Anéis com seu mago Gandalf, Os Livros de Harry Potter, com sua escola de magia e cheia de bruxos e bruxas poderosas, Doutor Estranho, este o mago supremo da terra na Marvel, Wanda Maximoff, a Feiticeira escarlate e dominadora da magia do caos e vários outros exemplos, estão no gosto do publico.
Quem não queria ter uma varinha como a de Harry Potter e fazer as coisas voarem? Ou abrir portais como Illyana Rasputin e viajar para diversos lugares exóticos?
Os autores aprenderam a falar de magia com seu publico alvo, de forma a cativar quem os lê ou assiste. Pegando o exemplo de Harry Potter, temos um garoto que descobre ser bruxo, mas ele não sai fazendo magia facilmente. Nada disso. Ele precisa ir para escola aprender. Logo a magia precisa ser aprendida e o aluno, no caso Harry, tem que enfrentar as mesmas dificuldades que seus leitores/telespectadores. Carregar livros, suportar professores chatos e valentões na escola. Mas tem o lado bom, fazer muitas amizades e até rolar uns beijinhos. Claro, tem a diferença do Harry correr risco de vida em sua escola, já que o que tem de vilões querendo matar todo mundo não é brinquedo.
No caso de fãs da Marvel, a magia serve ou para o bem, no caso do Doutor Estranho defender a Terra de tudo que é ameaça do multiverso, ou para o mal, como o Loki faz. Tem os neutros, mas ai são caras chatos. Alguns magos, bruxos ou feiticeiros famosos na Marvel são: Doutor estranho, feiticeira Escarlate, Magia, Loki. O Próprio Thor usa magia.
No caso de Senhor dos Anéis a magia é uma coisa mais sutil, carregada de tradições e usadas apenas por poucos, como Gandalf. O que vale nas obras de Tolkien é mias a questão da jornada do que efeitos pirotécnicos, motivo pelo qual a magia não é usada para demolir montanhas ao bel prazer dos magos.
Em Guerra dos Tronos, existe a magia também, essa mais obscura, geralmente servindo a propósitos não tão claros. Por exemplo a bruxa Melisandre, a sacerdotisa vermelha, ela faz seus rituais a serviço do deus do fogo ou senhor da luz, mas nunca se sabe bem o que o tal deus do fogo quer. Na verdade a magia em Westeros parece ser confusa, quase sempre sendo maléfica, mesmo para quer o conjura. Melisandre usa seu poder de forma a controlar o fogo e a sombra. Outras habilidades dela é adivinhação, nunca muito preciso e ela consegue ressuscitar pessoas, embora de forma limitada.
Não precisamos ir longe, temos nossa própria bruxa, em nosso amado folclore, a Cuca. Meia humana, meia jacaré, usuária de ervas e pedaços de animais para fazer suas poções e encantamentos sinistros.
A Magia no Universo da Marvel
A Marvel usa a magia em seu universo como parte da estrutura do próprio universo e mesmo do multiverso. Usuários de magia não ficam contentes em apenas fazer meros truques, sempre acabam usando para o bem ou para o mal.
O principal representante da Marvel é o Doutor Estranho. Inicialmente um cirurgião respeitado, o futuro mago viu seu mundo cair quando sofreu um acidente e perdeu a mobilidade das mãos. Incapaz de exercer seu dom, do qual ele se orgulhava, buscou na magia a solução. Mas mais que apenas aprender a magia, ele agora tinha a missão de defender a Terra de ameaças não físicas, coisas que outros heróis, como os Vingadores não saberiam como lidar. Strange então aprendeu a controlar energias misticas através de sua conexão com a magia. Também aprendeu a conjurar magia através de objetos poderosos, alguns criados por magos do passado ou de entidades cósmicas extremamente poderosas e antigas. Strange precisou, claro, estudar muito.
E quanto a feiticeira escarlate? Inicialmente uma mutante -ou inumana? - seus dons logo se mostraram mais que apenas de origem mutante. Ela controlava - ou se descontrolava com - a magia do caos. Seu poder afetar as probabilidades e até mesmo a própria realidade. Em seu auge, Wanda poderia fazer praticamente qualquer coisa. Infelizmente é um poder que custa o risco de sua própria sanidade, e das pessoas em seu mundo.
Já Illyana Rasputin aprendeu a usar sua magia com Belasco, um demônio do limbo. Ela também é mutante e irmã de Colossus. A magia de Illyana tem muito a ver com sua ligação com o inferno. Ela consegue conjurar portais, que fazem parte de seus dons mutantes, invoca uma armadura e espada misticas, com poderes diversos e sabe fazer magias que impressionam até o Doutor Estranho.
Doutor Destino também realiza magia, mas ele a mistura com sua tecnologia. É a fusão da ciência moderna com artes arcanas e profanas.
Também existem muitos personagens ligados a forças sobrenaturais, como Motoqueiro Fantasma, O Lobisomem de Noite, Loki, Thor, Zeus, Cavaleiro da Lua.
A Magia no Universo da DC
A lógica da DC é a mesma da Marvel, com a magia sendo usada para bem ou para o mal, mas, acredito, que a DC costuma ser mais sinistra que a Marvel neste quesito.
Veja o caso da Ravenna. Ela tem diversos dons misticos, mas ganhou da união profana de sua mãe, uma mortal com o demônio Trigon. Isso Cobra um preço para Ela, o custo de suas emoções. Então quando não esta enfrentando seu pai tentando escravizar a Terra, ela luta contra seus próprios instintos malignos.
Monstro do Pantano é outro que tem dons sobrenaturais, sobre as plantas, sendo ele mesmo feito de plantas. Tempo para curtir a natureza? Nada, tem centenas de monstros querendo acabar com a paz no mundo e sobra para nosso pobre herói cuidar das coisas.
Constantine é mais um mago, sendo um anti herói. Constantine se vê sempre as voltas com monstros e demônios. E ele lida com tudo isso da forma que ele achar melhor, o que pode ser péssimo se você estiver com ele.
Já Zatanna tem aventuras mais calmas junto com a Liga da Justiça.
Séries e mais séries de magia
O que não falta são séries com a tematica da magia, como Sobrenatural, American Horror History, A descoberta das Bruxas, Desalma, Charmed, Fate a saga Wynx, The Witcher, Deuses Americanos, O Mundo Sombrio de sabrina, Era uma vez, a pior das bruxas, a lista é imensa.
também tem series animadas, geralmente animes:
Star vs as forças do mal, Hora da aventura, He-man, desencanto, Caçadores de Trolls,Puella Magi Madoka Magica, Bleach, Fairy Tail, Sete pecados,Little Witch Academia, Black Clover, etc.... E não iremos nem citar o tanto de magia existe no maravilhoso mundo da Disney.
E claro, os muitos livros de magia e fantasia;
Harry Potter, Percy Jackson, Leticia, As brumas de avalon, Trono de vidro, Cidade dos ossos,etc...
Magia é um prato cheio para os autores criarem suas obras. A imaginação é o limite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.