sábado, 16 de janeiro de 2021

Omniverso - mas como assim?

Infinitos multiversos a vista



Com fim da saga do Batman que Ri a Dc aproveitou e introduziu seu Omniverso, o que dá oportunidade da empresa de contar diversas histórias sem ter que se preocupar com cronologias e amarras nos roteiros. Assim, um autor que queira contar uma história do Batman inteiramente nova, pode ignorar fatos anteriores. Dá até para o cara criar um multiverso inteiro. Mas o que é o Omniverso?

Bom, se você é razoavelmente inteligente sabe o que é o Universo, não no conceito de ser um baita físico com a teoria de tudo na caçola, mas o conhecimento mínimo já basta. logo, temos o conceito de multiverso, ou seja um número indeterminado de universos paralelos(ou mesmo infinitos), interagindo ou não entre si, com versões de cada ser  ligeiramente parecidas ou mesmo totalmente diferentes.

Sabe-se que a Mulher Maravilha teve um encontro com outro universo bem antes do Flash, mas foi em Flash dos dois mundos que a coisa começou a se definir como multiverso. Na trama, Barry Allen, o Flash da era de prata encontra o Flash da era de ouro, Jay Garrick. depois disto o encontro entre os heróis das chamadas terra 1 e Terra 2 se tornaram comuns.

A DC quando comprava os direitos de personagens de uma editora criava uma terra para esses personagens. Assim tinhamos a Terra 1, onde os personagens da era de prata atuavam, a Terra 2 onde tinhamos os personagens da era de Ouro, iniciada como o Superman, a Terra 3 com versões malignas da Liga da Justiça(O Sindicato do Crime), a Terra S, lar do Capitão Marvel e família, Terra 4, Terra X, Terra Primordial, etc..

Com décadas de publicação, com tantas terras, se tornou uma bagunça cronologica. Em 1985 foi feita uma baita faxina chamada Crise Nas Infinitas Terras, que destruiu universos, matou personagens importantes e estableceu um único universo positivo, reunindo todas as demais, como se desde o começo fosse uma. E claro havia o universo de antimatéria.

Mas isso não impediu a DC de criar o selo Elsewords, criar muitas histórias de mundos imaginários, diferentes da linha cronológica. Ué, mas não era uma só terra? Pois é. Mas criaram o conceito de hipertempo, então beleza.



Na verdade sempre teve vários mundos na DC, então explicar que havia uma só Terra, era no mínimo complicado e estranho. E de fato porque uma só Terra? Que medo todo esse da DC de ter um multiverso? Basta ver a Marvel que, sem nenhum reboot(mais ou menos né?) manteve o multiverso e até na série Exilados falava de Omniverso.

Veio Hora Zero, Depois Crise Infinita, vieram novos 52 universos(olha só um multiverso) e Crise Final. 

Até algum autor ousado criar um novo multiverso, o multiverso sombrio. Neste multiverso que é uma contraparte do multiverso oficial da Liga da Justiça as coisas deram errado. Dele vieram o Batman que Ri e várias versões do Batman misturado com outro herói mas que acaba se tornando um vilão. Então se no multiverso temos os herois, mesmo com muito sofrimento, vencendo e triunfando sobre o mal, no multiverso sombrio as coisas se invertem. E os momentos mais sombrios no multiverso oficial se tornam reais pesadelos no multiverso do Batman que Ri. De uma forma ou de outra os herois perdem ou são corrompidos, o Batman de uma Terra mata a liga, ou o Superman domina a Terra, ou um evento com final feliz(ou agridoce) se torna o inferno na Terra. Fico imaginando a saga DComposição deste multiverso...

Na Saga Dark Nights: Metal O Batman que Ri lidera vários Batmen para conquistar o multiverso positivo, especificamente com intenção de fazerem sua morada na Terra 0 e de lá consumir a luz do multiverso inteiro. E claro a Liga não ia deixar né? Mas se quiser saber como tudo acontece onde isso vai levar, leia a saga, vale a pena.

Mas o que importa é que no fim surge um Omniverso, com infinitos multiversos com infinitos universo cada um.

É o pontapé para que os autores tenham liberdade toal, sem depender de cronologia, canone, ou seja o que for. Fez uma história, não bate com histórias anteriores? Outro universo. Quer recontar uma história clássica com outro prisma? Outro universo. Quer fazer uma mega saga matando todo mundo? Outro universo. Na prática dá para recontar a Crise nas Infinitas Terras com outros desfechos, com outras mortes, com Antimonitor vencendo, com a Supergirl vencendo e se tornando a maior heroína de todas, com flash sobrevivendo à Crise, ou mesmo com Darkseid se unindo aos herois desde o inicio para vencer.

A DC poderá revisitar heroís em suas versões era de ouro e prestigiar o público mais nostalgico: imaginou reunir o Batman, Superman e Mulher Maravilha em suas versões lá dos anos 30 e 40?

Eu, particularmente amo a canonicidade, gosto que um evento aqui seja mais tarde importante ali ou citado acolá, mas se pensarmos bem a DC sempre teve problemas com canone.  Não a toa já foram um monte de reboots, seja total ou parcial. Ou vai dizer que você sabe qual a origem real do Gavião Negro? Ou você entendeu os  novos 52 e porque o Superman de antes dos novos 52 veio e deixou o super new 52 morrer?

Soma-se a isso o fato da DC querer montar um universo compartilhado nos cinemas e falhar? Depois do filme da Liga não tem mais ligação alguma. Coringa não se liga aos demais filmes, Esquadrão Suicida 2 é um reboot mas tem a arlequina(Margo Robbie) que também tem um filme dela que é sequencia de Esquadrão Suicida. Mulher Maravilha 1984 mostra Diana voando mas a danada não voa em Batman vs Superman nem em Liga da Justiça. A DC e a Warner vão rebootar tudo mas deixar o que interessou!Entendeu? nem eu!



E claro temos as animações, estas sim um sucesso absoluto da DC, com raros fracassos, se é que são mesmo. 

Outra coisa boa são os jogos, ótimos, mas nem todos.

E o arrowverso? Bom este começou bem pé no chão, mas ai foram introduzindo algumas Terras. Falaram que existiam 52 Terras. Até o crossover Crise na Terra X, onde foi introduzida a Terra X ou Terra 53. Mais tarde chutaram o balde e foram aparecendo Terras e mais Terras. Ai veio a Crise nas Infinitas Terras do Arrowverso e destruiu tudo. Mas calma, os heróis reiniciaram a história com todas as Terras e uma só.... Ops, também não foi bem assim, haviam outras Terras mas o pessoal da Terra Prime não sabia. Confuso pacas.....

Mas a pergunta continua: Omniverso - como assim?

VOu explicar de forma simples. 

Na Marvel o Omniverso parece ser a junção de todos os universos dos multiverso conhecidos. Só existe um omniverso e apenas ele na Marvel.

Já na DC é explicado que são infinitos multiverso habitado por infinitos universos únicos. Um único Omniverso na DC.



Já numa pesquisa mais profunda descobri que Omniverso é a soma de todos os multiversos, universos únicos, metaversos, megaversos, hiperversos, hipertempo. reinos, dimensões, realidades. Todas as histórias contadas e sussurradas, imaginadas ou que ainda não foram concebidas. Todas as linhas do tempo, universos de bolso, microversos, universo de livros publicados ou não, jogos(inclusive cancelados), séries de TV, lançadas ou não, universos visiveis e invisiveis, quadrinhos, livros, jogos, séries de tv, filmes no cinema ou na tv. É todo espaço-tempo real ou imaginário, desde um joguinho seu de rpg de mesa ou aquela ideia que só rolou na sua cabeça. Nosso próprio universo faz parte do Omniverso. A mitologia universal? faz parte do Omniverso. OU seja é soma infinita de todos os infinitos da existência.

DC, Marvel, Dark Horse, Archie, Harvey, Turma da Mônica, Disney, tudo existe no Omniverso, além de tudo que já foi feito nas obras da ficção conhecida e desconhecida. Cara, até aquela brisa que você teve olhando um quadro na parede é parte do Omniverso....


E Você que acha do Omniverso?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.