quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Godzilla vs King Kong o encontro dos dois maiores icônes do cinema de monstros gigantes





 Faça sua lista de filmes, séries, livros ou alguma obra com monstros gigantes, mesmo quando eles aparecem apenas numa cena: Talvez tenha nomes como Kraken, Chtullu, Fenris, Jormungandr, kaijus, Smaug, Tiamat, Hidra, ciclope, Surtur, Clover, formigas gigantes, Megatubarão, Leatherback, Behemoth, Ymir, vermes malditos, T-Rex e praticamente todos os dinossauros, Malditas aranhas, tentáculos, de fato a lista seria enorme. Mas dois nomes figuraria na sua lista e na lista de qualquer outra pessoa. Godzilla e King Kong. Na verdade é mais provável serem os primeiros nomes a serem lembrados.

KONG





Em 1933 surgiu um filme chamado King Kong. A obra apresentava uma criatura que deveria não ser tão incomum, um gorila. O incomum nele é justamente seu tamanho fantástico, capaz de agarrar uma mulher com uma única mão. A trama foi a mesma nas versões de 1976 e de 2005: Uma equipe de cinema viaja a uma lendária ilha, chamada Ilha da Caveira. Lá eles encontram um povo primitivo que oferenda mulheres a um deus-gorila chamado Kong. Pois é ai que a atriz Ann Darrow é captura e oferecida ao gorila gigante. A equipe resgata ela e sequestram Kong, levando-o como atração à Nova York. Kong escapa, escala um famoso prédio Empire State com a garota e é alvejado por aviões e morre, sendo uma das cenas mais clássicas do cinema mundial. Vale lembrar que na ilha além de Kong, o King de lá, existe outras criaturas terríveis como dinossauros e insetos gigantes.

Temos é claro a versão de 1976, onde ele escala não o Empire State, mas o World Trade Center a primeira que assisti e sua sequencia de 1986. KOng sobreviveu, mas após anos em coma seu coração esta com problemas. Ele precisa de um doador compatível então é feita a coisa mais lógica: Ir ao Bornéu e pegar uma fêmea gigante. Sim! E claro que os dois gorilas gigantes se apaixonam, tem filho e final feliz.



Bom, King Kong tem mais versões, por exemplo nos anos 30 ele teve uma sequencia, falando justamente de seu filho. Em 1962, olhem só! Temos o filme King Kong vs Godzila. Os dois ícones lutam pela primeira vez, nesta versão japonesa. Nem vou dizer quem ganhou.



em 1966 temos uma série animada chamada The King Kong Show, onde o Kong se une a uma família e luta contra todo tipo de ameaça, de robôs gigantes a cientistas loucos.

Em 1967 temos a Fuga de King Kong, longa onde King Kong enfrenta sua versão robótica.

Em 200 teve outra versão animada, um clone do Kong de 1933.

Mas foi em 2005 que Kong ganhou sua melhor versão. Assista este filme e seja feliz.



E aqui chegamos na Legendary, que construiu um universo com os dois monstros, com a intenção deles se chocarem. Em 2017 tivemos a Kong: A Ilha da Caveira, passado nos anos 70, mostrando uma exploração a ilha de Kong. o filme acontece apenas na Ilha, mostrando além do King Kong outras criaturas horríveis. No pós crédito é revelado que outros monstros existiram no passado e dá gancho para o que virá.

Godzila



No auge do medo dos japoneses quanto ao horror da radiação, surge um personagem terrível. Godzila, de 1954 deu vida ao monstro, dito ser o rei dos monstros, capaz de arrasar Tókio inteira numa manhã qualquer. Godzilla é totalmente colossal, lembra um dinossauro, tem placas nas costas e dispara de sua boca um raio atômico capaz de pulverizar tudo na frente. Foi o pontapé para muitos e muitos filmes da criatura e uma lista seria deveras longa, mas um dos destaques é seu encontro com KIng Kong em 1962. Mas, sem preconceito algum com filmes antigos, mesmo porque amo a sétima arte em todas suas formas, fico mais empolgado com a tecnologia hoje para criar um embate digno das criaturas. 



O Universo do monstro se expandiu, trazendo outros monstros que ganharam destaque também; KIng Ghidorah, Mothra e Rodan. Ainda existe o MechaGodzilla. Tem até um Fankenstein homem das cavernas gigante.

A Criação dos monstros

Godzilla foi criado pelo produtor Tomoyuki Tanaka, pelo diretor Eiji Tsuburaya(também criador da família Ultra) e de Akira Ifukubi, compositor.

Godzilal(Gojira no original, que seria uma mistura de Gorila com Baleia) é justamente a personificação do terror quanto as armas nucleares. Ele nasceu delas, sendo em suas primeiras versões nada mais, nada menos que um vilão que destruía tudo no caminho. Mas com o tempo o personagem foi ganhando protagonismo e até é visto como herói as vezes, impedindo outros daikaijus de destruir a humanidade.

Já King KOng foi criado por Merian C. Copper, fascinado por aventuras e gorilas, imaginou logo uma terror onde a humanidade moderna seria aterrorizada por um gorila monstruoso. Ele chegou a pensar em filmar um gorila brigando com um dragão de KOmodo. Mais tarde, ele deu o nome de Kong, pois queria algo com nome K, imponente, como no termo Komodo.

Saiu o dragão de Komodo e surgiu na tela o Tiranossauro lutando contra Kong na ilha. Para evitar um filme com apenas um nome, KONG, acrescentaram o KING. Para os recursos da época, que exigiu o uso de stop motion, o longa virou cult.

Kong é uma criatura incompreendida, não um vilão realmente. Ele não deseja sair matando ninguém, mas fica difícil quando as pessoas entram em seu espaço e, pior, sequestram ele e o levam a uma terra estranha. Como Godzilla, ele se tornou um astro do cinema e agora se tornou também um tipo de herói.

Lengedary

Com a popularização dos universo compartilhados, a Legendary iniciou um MonsterVerse, já com a ideia de unir os dois monstros num filme, para lutarem entre eles.

O primeiro filme data de 2014, Godzilla, onde o rei dos monstros surge diante do mundo moderno. A humanidade assiste horrorizada o lagartão brigar contra os M.U.T.O.S. Essas criaturas destruíam tudo e Godzilla as deteve. Claro que no caminho cidades foram destruídas, o exército tentou alguma coisa e muita gente se feriu.

Em 2017 tivemos Kong A ILha da caveira. O lona se passa nos anos 70 e mostra um grupo de soldados indo numa missão secreta a ILha da caveira, dita ser lendária. As coisas saem errado quando, além de enfrentarem Kong,, eles tem que sobreviver as estranhas criaturas do lugar. Logo, percebemos que Kong não é o vilão. O longa ainda revela que a organização MOnarch monitora os tais monstros gigantes e se preparam para uma vindoura guerra entre estes seres, que ameaçam erradicar a humanidade no processo.

No filme Godzilla, Rei dos Monstros, de 2019, Godzila entra em rota de combate com outros monstros igualmente poderosos, Rodan, Mothra e Ghidorah. Não preciso dizer que o bicho pegou. Novamente a humanidade viu as coisas indo abaixo.

KIng Kong tem chance contra Godzilla?

Excluindo a versão do Kong de 1962, que tinha tamanho e força para enfrentar o kaiju, sempre houve uma diferença gritante entre os dois, quando pensado num possível confronto.

Kong era grande, mas não um ser colossal como Godzilla. KOng em 2005 tinha 25 metros, nada a comparar com os 120 ou 150  metros do Godzila atual. Mas em sua origem ele tinha 50 metros. Mesmo no original ele já era maior que KOng. Godzila precisou aumentar de tamanho pois os edifícios aumentaram muito entre os anos 1954 e os dias atuais. 

Para acompanhar as coisas, no longa de 2017 do KOng, ele é grande, mas não tanto ao ponto de encorajar um confronto com Godzilla. Porem é explicado que ele ainda é um bebê e esta crescendo. Em 50 anos o bichão cresceu ao ponto de enfrentar o lagartão.

Em termos de forças, eles são equiparados, mais ou menos. Godzilla, sendo um réptil, tem pele dura, resistente. KOng, um gorila tem muita força em seus braços e uma agilidade incrível. Ainda assim, se o Kong clássico pode ser derrubado por aviões e Godzilla não, será justo?

O trunfo do Kong é que ele agora inteligente demais, bem mais que suas outras versões, mais voltadas ao instinto. No trailer ele é visto com uma machado. Não sei se ele que construiu ou se deram para ele, mas ele sabe usar.



O maior trunfo do Godzilla, além de ficar debaixo d´agua, é seu raio atômico, cuspindo ferozmente de sua boca. Esta rajada pode desintegrar tudo no caminho, até mesmo o Kong. Mas KOng é ágil o bastante para desviar. Como Godzilla precisa de tempo para recarregar o raio, este é um ponto fraco desta "arma". E Kong ainda pode usar seu machado como escudo.

Em termos nerdísticos, vão nerfar a lagartixa e Upar o mamaco. 

Resultados possíveis

1 KOng Vence com muito protagonismo, já que é uma produção americana e o pessoal do EUA não ia curtir seu personagem espancado por um símbolo do Japão.

2 Godzilla esmaga, já que para manter a boa parceira talvez tenham que agradar os japoneses e evitar discussões sobre preconceito.

3 Ambos se nocauteiam ou desistem, deixando todo mundo no zero a zero. Evitaria discussões.

4 Ambos aparentemente morrem, mas depois voltam a vida, nem que seja numa sequencia. Seria algo semelhante ao que aconteceu em Freddy vs Jason.

5 A Luta é interrompida por uma ameaça maior, eles se unem, detonam o inimigo e viram amigos ou ao menos se respeitam no final. Teria o clássico abandono de cena do Godzilla entrando no mar e KOng indo para alguma floresta

6 Descobrimos que eram robôs, ficamos com muita raiva e sairemos do cinema revoltados.

7 A luta demora bem pouquinho, com um quase campeão desistindo devido a algo(tipo um salve Marta ou um Bucky ainda está vivo), ai os monstros lutariam contra outras ameaças.

Nota: No trailer existe a promessa que um cairá.

BRISANDO UM POUCO

Um detalhe estranho é que as mesmas atrizes que fazem Wanda Maximoff e a Onze, ambas com poderes telecinéticos estão na franquia, mas aqui só estou brisando. Também tem o Nick Fury, a Capitã Marvel e Loki, mas novamente é só curiosidade mesmo, brisando nas ideias. Afinal Marvel e Stranger Things são outros assuntos. 

UMa coisa que gostaria de ver no futuro da franquia, se houver, seria encontro com outros monstros colossais. então vamos esperar para ver o que virá.

Resta então a pergunta final; 

VOCÊ É TIME KONG OU TIME GODZILA?






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.