sexta-feira, 11 de maio de 2018

Entre a ficção e a realidade - O Incrivel Hulk

Seria possivel que uma pessoa se transforma-se num monstro verde e superforte, capaz de destruir um exército com os punhos?
Nos quadrinhos o Doutor Robert Bruce Banner cria uma poderosa arma para o exército, uma bomba gama. Porem antes da detonação ele se viu no dever de salvar um jovem infeliz que decidiu invadir a base de testes. Banner salva o jovem  Rick Jones mas acaba sofrendo o impacto da explosão, exposto a radiação gama.
à noite Banner se transforma num enorme ser cinza de enorme força. Era o nascimento do Hulk.
Com o tempo o Hulk se tornou verde, sua cor mais usada e conhecida. O motivo dele ter mudado de cor se deve a um detahe curioso; tintas de impressão. Na época atingir um unico tom cinza era impossivel e pasmem as vezes o que deveria ser cinza ficava verde. Acabaram oficializando o verde, mais fácil de trabalhar.
A transformação também deixou de ser a noite, passando a virar Hulk em momentos de raiva.

Mas seria possivel num futuro uma pessoa virar um Hulk? vamos analisar com calma

pessoas expostas a radiação

a dosagem de radiação irá definir se morremos ou não, visto que reações nucleares podem arrancar eletrons de moléculas e átomos. Os ions resultantes geram pares altamente reativos, o que pode resulta nos danos das células. Como se pode calcular quanto mais danos maiores a s chances de morrer, uma vez que o organismo é prejudicado.

Imagine por exemplo que voce recebe num segundo raios -x na dose de 0,35 Gy(grey) em qualquer parte do corpo. Logo você terá algo como nauseas, dores de cabeça, febre e fadiga.
0,35Gy! é uma faixa pequena.... mas prejudicial

mas espere o Hulk fica forte para caramba. Suas células até se regeneram. Então! até o momento ninguem adquiriu superforça ou alguma habilidade com radiação, apenas danos ao corpo, podendo ser mortal

Células morrem

doses altas de Gy na ordem de 1 a 4 simplesmente começa a te matar! simples assim!
Destroem seus globulos vermelhos, suas plaquetas e globulos brancos... ou em outras palavras casos severos de anemia, hemorragia e falha no sistema imunológico.
Mas ainda neste estágio com tratamento rápido e eficaz pode ser salva sua vida....

Perigo

entre 4 a 8 Gy a coisa se complica e podera te matar, sem grandes chances de salvação. O processo infelizmente pode ser longo e desagradavel.

Morte certa

de 8 em diante a morte é praticamente certa. Quando maior a dose  mais rápido surgem os sintomas e mais rápida a morte chega.

Cancer

exposições pequenas por longos periodos infelizmente irão te gerar cancer e ou outras doenças nem um pouco legais. Sim, várias mutações que irão te fazer adoecer, nada de ficar verde, grande e forte...
Até aqui nada de Hulk, mas estamos falando de radiações de forma genérica, será que raidação gama não é benefica?
Não... na verdade ela é a pior...

Gama

A radiação gama é uma radiação eletromagnética de alta frequencia do tipo ionizante.... É comum em fenomenos astrofisicos violentos. é tão intensa que pode penetrar nas superificies de forma mas profudna que radiações dotipo alfa ou beta.
Os danos de sua exposição ao nucleo das celulas dos seres vivos é terrivel, mortal.
porem vale lembrar que é usada na medicina no combate a tumores cancerigenos, usando a técnica de teleterapia.

Musculos do Hulk

Banner fica com musculos enormes que surgem do nada. Pode-se pensar que a radiação gama os fará crescer mas não fa sentido. Entretanto sabe-se que radiação gama pode sim gerar matéria... mas e como ele voltaria a forma humana?

Mesmo considerando que uma mutação ocorre-se e fizess alguém virar uma montanha de musculos muitas outras complicações surgiriam, matando o infeliz...

Planeta Hulk....Não mesmo!

sabe-se que se uma estrela de raios gamas no espaço explodir poderá liberar raios vindos direto para
nós. Mas esquece que aqui seria um planeta com Hulks, Abominaveis, Mulheres hulks de todas as cores e etc....

estariamos todos mortos...Ou estaremos pois pode acontecer um dia....

Então a resposta é não. o Hulk é inviavel... Claro aqui falamos sobre pessoas expostas a radiação, mas haverá outras formas de surgir um Hulk? sim, basta voce criar um exoesqueleto que o ajude a erguer pesos enormes.... bom, acho que ai não vale!


Espere! E ficar inteligente que nem o cabeção do Líder?
Não, a radiação gama vai destruir seu cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.