sexta-feira, 11 de maio de 2018

Entre a ficção e a realidade - O Incrivel Hulk

Seria possível que uma pessoa se transforma-se num monstro verde e superforte, capaz de destruir um exército com os punhos?
Nos quadrinhos o Doutor Robert Bruce Banner cria uma poderosa arma para o exército, uma bomba gama. Porem antes da detonação ele se viu no dever de salvar um jovem infeliz que decidiu invadir a base de testes. Banner salva o jovem  Rick Jones mas acaba sofrendo o impacto da explosão, exposto a radiação gama.
à noite Banner se transforma num enorme ser cinza de enorme força. Era o nascimento do Hulk.
Com o tempo o Hulk se tornou verde, sua cor mais usada e conhecida. O motivo dele ter mudado de cor se deve a um detalhe curioso; tintas de impressão. Na época atingir um único tom cinza era impossível e pasmem as vezes o que deveria ser cinza ficava verde. Acabaram oficializando o verde, mais fácil de trabalhar.
A transformação também deixou de ser a noite, passando a virar Hulk em momentos de raiva.

Mas seria possível num futuro uma pessoa virar um Hulk? vamos analisar com calma

pessoas expostas a radiação

a dosagem de radiação irá definir se morremos ou não, visto que reações nucleares podem arrancar elétrons de moléculas e átomos. Os íons resultantes geram pares altamente reativos, o que pode resulta nos danos das células. Como se pode calcular quanto mais danos maiores a s chances de morrer, uma vez que o organismo é prejudicado.

Imagine por exemplo que você recebe num segundo raios -x na dose de 0,35 Gy(grey) em qualquer parte do corpo. Logo você terá algo como náuseas, dores de cabeça, febre e fadiga.
0,35Gy! é uma faixa pequena.... mas prejudicial

mas espere o Hulk fica forte para caramba. Suas células até se regeneram. Então! até o momento ninguém adquiriu superforça ou alguma habilidade com radiação, apenas danos ao corpo, podendo ser mortal

Células morrem

doses altas de Gy na ordem de 1 a 4 simplesmente começa a te matar! simples assim!
Destroem seus glóbulos vermelhos, suas plaquetas e glóbulos brancos... ou em outras palavras casos severos de anemia, hemorragia e falha no sistema imunológico.
Mas ainda neste estágio com tratamento rápido e eficaz pode ser salva sua vida....

Perigo

entre 4 a 8 Gy a coisa se complica e poderá te matar, sem grandes chances de salvação. O processo infelizmente pode ser longo e desagradável.

Morte certa

de 8 em diante a morte é praticamente certa. Quando maior a dose  mais rápido surgem os sintomas e mais rápida a morte chega.

Cancer

exposições pequenas por longos períodos infelizmente irão te gerar câncer e ou outras doenças nem um pouco legais. Sim, várias mutações que irão te fazer adoecer, nada de ficar verde, grande e forte...
Até aqui nada de Hulk, mas estamos falando de radiações de forma genérica, será que radiação gama não é benéfica?
Não... na verdade ela é a pior...

Gama

A radiação gama é uma radiação eletromagnética de alta frequência do tipo ionizante.... É comum em fenômenos astrofísicos violentos. é tão intensa que pode penetrar nas superfícies de forma mais profunda que radiações do tipo alfa ou beta.
Os danos de sua exposição ao núcleo das células dos seres vivos é terrível, mortal.
porem vale lembrar que é usada na medicina no combate a tumores cancerígenos, usando a técnica de teleterapia.

Musculos do Hulk

Banner fica com músculos enormes que surgem do nada. Pode-se pensar que a radiação gama os fará crescer mas não faz sentido. Entretanto sabe-se que radiação gama pode sim gerar matéria... mas e como ele voltaria a forma humana?

Mesmo considerando que uma mutação ocorre-se e fizesse alguém virar uma montanha de músculos muitas outras complicações surgiriam, matando o infeliz...

Planeta Hulk....Não mesmo!

sabe-se que se uma estrela de raios gamas no espaço explodir poderá liberar raios vindos direto para
nós. Mas esquece que aqui seria um planeta com Hulks, Abominaveis, Mulheres hulks de todas as cores e etc....

estariamos todos mortos...Ou estaremos pois pode acontecer um dia....

Então a resposta é não. o Hulk é inviável... Claro aqui falamos sobre pessoas expostas a radiação, mas haverá outras formas de surgir um Hulk? sim, basta você criar um exoesqueleto que o ajude a erguer pesos enormes.... bom, acho que ai não vale!


Espere! E ficar inteligente que nem o cabeção do Líder?
Não, a radiação gama vai destruir seu cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.