sábado, 19 de outubro de 2019

Soldados na Ficção


Desde que a humanidade existe há guerra no mundo. E nisto surge a figura dos guerreiros, bravos homens que lutam por uma causa, seja justa ou injusta. Estes guerreiros que hoje chamamos de soldados, homens preparados para guerra, dispostos a matar e morrer por seu grupo.... e claro que a ficção tem vários exemplos deles.
Falaremos aqui de soldados no sentido moderno, com armas de fogo e tudo e não de soldados do passado, com lanças.

Todo filme de guerra foca nos soldados. Mostra eles em ação e suas angustias. podemos citar os filmes Platoon, Apocalipse Now, Corações de Ferro, Falcão Negro em Perigo, Lágrimas do Sol, O Resgate do Soldado Ryan, Nascido para Matar, Os doze condenados, etc.... e sabe o que vemos em comum em todos eles? que todos lá são v´timias, pois a guerra só gera vitimas.... como disse um sábio certa vez " A Guerra não torna ninguém grande".

E claro temos filmes que focam não na guerra em si mas no soldado como um ser humano, como no caso de Rambo, soldado que volta da guerra cheio de feridas, fisicas e emocionais e ainda traz consigo a guerra....
Temos o Soldado do Futuro, onde  temos o atormentado sargento Todd, treinado desde pequeno para unica e exclusivamente matar e seguir ordens até ser descartado por uma geração melhor de soldados.
Em Soldado Universal temos o soldado Deveraux que se torna um soldado ainda melhor a contragosto.

Nos Games a febre por jogos de tiro cresceu e a garotada gosta. entre os jogos de guerra temos Ghost Recon, Call of Dutty, Battlefield,.

e os soldados dos games que viraram icones, como Guile de Street Fighter, Jax e Sonya de Mortal KOmbat, Samus Aran de Metroid, Master Chief de Halo, Marcus Fenix de War of Gear, Bryan de Tekken e claro o maior soldado dos games, Duke Nuken...

Soldados nas Hqs

è justamente nos quadrinhos que vemos proliferar soldados de todos os tipos.

Um destes soldados é Capitão América. Criado em 1941, na época da segunda guerra mundial ele se tornou o rosto do patriotismo na guerra. Em sua trama de origem Steven Rogers era apenas um franzino aspirante a soldado, disposto a proteger sua nação das ações malignas das demais. Ele então aceita entrar num programa que o torna um supersoldado. Deste então ele defende os ideais americanos.

Temos o soldado vindo do futuro, o mutante Cable, vindo de uma linha de tempo onde tudo deu errado para os mutantes e ele decide mudar as coisas. Cable é o tipo durão, disposto a tudo para que os mutantes não desapareçam.
Na mesma lógica tem outro soldado barra pesada; Bishop.

E que tal um soldado numa armadura com armamento pesadissimo? Este é o Máquina de Combate, com armadura igual a do Homem de Ferro mas equipada com armas bélicas destrutivas.

Um outro soldado que assombra as ruas de Nova York trazendo a guerra aos piores criminosos se chama Frank Castle, mas pode chamar de Justiceiro. O ex-militar voltou da guerra apenas para ver sua familia morrer na mira de bandidos. Ai a casa caiu para a bandidagem da cidade que não dorme....

E se não curti violencia temos o soldado mais legal de todos: Recruta Zero







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.