Quem assistiu o quarto longa do arqueólogo mais famoso da ficção sabe que, em determinado momento lá no começo do filme ele acaba tendo que se proteger de uma explosão atômica.
Jones fugia de soldados soviéticos e entra numa pequena cidade que logo descobre ser uma cidade modelo. Mais especificamente para teste nuclear. Seus perseguidores também entram na cidade de carro.
Jones ouve uma sirene e percebe que uma bomba irá ser lançada ali. Sair correndo não é uma boa opção. Mesmo os soldados que fogem de carro acabariam sendo destroçados pela explosão. O herói em desespero faz algo que eu e qualquer faria; entrar numa geladeira.
Mas mesmo que a geladeira seja revestida de chumbo seria possível sobreviver?
Não, não seria, embora Jones sobreviva, sendo arremessado dentro do eletrodoméstico a vários metros dali, saindo da geladeira a tempo de ver o enorme cogumelo característico da terrível explosão.
Mais tarde ele recebe um banho especial para livrar ele da radiação na pele.
Porque não sobreviveria?
bom, antes de mais nada a explosão em si cria uma onda de choque, ou seja, propagação violentissima de ar que esmaga tudo no caminho, como casas, carros e ora vejam só, até geladeiras de metal e chumbo. De forma geral não é possível proteger de forma efetiva contra a pressão e o calor gerados pela detonação do armamento bélico em questão.
Percebam que Jones mesmo foi arremessado para bem longe do local da explosão, sendo apenas isto suficiente para esmagar todos seus ossos e órgãos.... Mas Jones sai andando, aparentemente ileso embora parecesse cansado(e estamos falando de Indiana Jones já idoso).
Teoria
Sobreviver a explosão nuclear dentro de uma geladeira é algo inverossímil? Exatamente... ou seja, um milagre....
Mas milagres não acontecem do nada, é preciso que Deus conceda isto a alguém, seja pela fé ou demonstração de bondade e altruísmo.
Pois bem, analisemos a trajetória do herói até aqui, segundo os filmes.
1 - Arca da aliança(Indiana Jones e os caçadores da Arca perdida)
Indy lutou contra nazistas para evitar que eles se apoderassem da arca perdida que representa a presença de Deus em meio ao povo. Aos que lembram, Jones sobreviveu a sua aventura fechando os olhos quando abriram a arca. Prova de que ele foi agraciado foi o fato das cordas que o prendiam serem queimadas, libertando ele e Marion. Indy levou a arca para os EUA que ficou guardada num depósito do exército.
Em seu quarto longa a a arca é vista de relance quando sua caixa é parcialmente destruída na fuga do herói. o fato dela estar ali antes dele sobreviver milagrosamente não foi mero acaso.
2 - Ajudou um povo a sobreviver(Indiana Jones e o templo da perdição)
Indy ajudou uma pobre comunidade indiana a sobreviver ao recuperar uma pedra sagrada atribuída a Shiva. Inclusive Jones é salvo milagrosamente do vilão quando a pedra queima sua mão. Entretanto a pedra não causa dano algum ao arqueólogo.
3 - Bebeu do cálice sagrado(Indiana Jones e a última cruzada)
Indy bebeu do cálice sagrado após superar diversos testes de honra e fé. O ato teria concedido a ele imortalidade, embora devesse ter seu efeito garantido apenas se permanecesse dentro do selo ao qual o cálice era guardado. Jones porém num ato nobre deixou o cálice em seu devido lugar.
ainda assim resquicio o poder do cálice ainda estariam em seu sangue, tornando-o apto a sobreviver a diversas adversidades.
4 auxilio extraterrestre(Indiana Jones e o reino da caveira de cristal)
Indy buscava impedir que os soviéticos usassem as caveiras de cristal como arma para dominar o mundo. os extraterrestres aparentemente o auxiliam a evitar os planos malignos, podendo isolar Jones com eletromagnetismo ou outra coisa contra os efeitos da explosão. Como sabemos a caveira demonstrou poderes incríveis, protegendo contra formigas canibais.
Resumo: Milagres acontecem na vida de Indiana Jones, então sobreviver a uma coisinha banal como uma explosão nuclear dentro de uma geladeira é coisa fácil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.