O preconceito tem destruido a chance da humanidade avançar cada vez mais. Muita morte, dor e perdas vieram desta bobagem chamada preconceito. Quantos genios nunca puderam evolucionar o mundo por causa de sua cor, religião ou estilo de vida?
Quando não toleramos a diferença TODOS perdemos.
nos anos 60 o talentoso Stan Lee pensava em criar um novo grupo de herois mas estava com preguiça de bolar formas mirabolantes dos mesmos adquirem seus poderes. Solução? Os caras já nascerem com poderes. Neste mesmo periodo os EUA passavam por um de seus momentos mais conturbados.
O movimento dos direitos civis dos negros dos EUA.
Stan percebeu que poderia criar uma metafora gigantesca sobre o preconceito, algo inédito nos quadrinhos. Assim, da mesma forma que os negros eram odiados por nascerem com uma cor diferente dos brancos os mutantes seriam temidos e odiados por nascerem diferentes e terem poderes.
Assim dois rivais surgiram: O Professor Charles Xavier, tutor dos X-men cujos sonhos de igualdade entre mutantes e humanos nos remetem ao Doutor Martin Luther King, que lutou pelos direitos dos negros de forma pacifista. E também surgiu Magneto, líder da Irmandade de Mutantes, que tal qual Malcom X usava de violencia se preciso(e julgava sempre precisar) para adquirir seus direitos.
Todo leitor de x-men sabe que o tema de preconceito contra Mutantes premeia as páginas. Assim logo não se trata apenas de super herois mas de pessoas que precisam sobreviver num mundo que os odeia. A ficção apenas retrata os fatos: minorias tem sido perseguidas ao longo dos séculos e ainda serão se a humanidade não evoluir a forma de pensar. Negros odiados por brancos, escravizados, tratados de forma diferente, mulheres com menos direitos que os homens por serem de outro genero, gays maltratados por terem escolhido um modo de vida próprio, judeus por nazistas e outros tipos nem um pouco dignos de atenção.
No Brasil é a mesma coisa então sulistas tem preconceito com nordestinos, e assim por diante.
As pessoas pensam que são melhores que outras mas esquecem que todos partilham um mesmo mundo criado por Deus.
E eis que temos agora uma série maravilhosa chamada The Gifted, numa parceria Fox e Marvel. A trama acompanha a familia Stucker que sofre as consequencias quando o jovem Andy manifesta pela primeira vez e sem controle seus poderes. A escola acaba parcialmente destruida, adolescentes se ferem( e só não morrem graças aos poderes de Lauren, irmã de Andy). A partir eles são implacavelmente caçados pela lei, em especial o serviço Sentinela que usa tecnolgoia de ponta contra mutantes.
Para manter seus filhos seguros Caitlin e Reed recorrem a Resistencia Mutante, grupo que ajuda mutantes a fugir da opressão, mas são ditos como terroristas.
Caitlin ainda mantem uma ideia de que a lei pode protege-los e que um advogado os tirarádesta enrascada mas mais de uma vez ela toma na cabeça ao descobrir que o preconceito contra os mutantes não abre espaço para dialogos.
The Gifted é visualmente bonita, sua trama segue sem rodeios, as cenas de ação são de tirar o folego e ela é promissora. Mas a verdade é que ela mexe fundo na questão daliberdade de escolha, de ser e de justiça. Um prato cheio para quem quer repensar num mundo melhor, pois para que a humanidade avance devemos deixar de caçar quem é diferente de nós e nos unir pois no fimdas contas somos parte de um todo.
Assinar:
Postagens (Atom)