quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Criticando - Esquadrão Suicida

A premissa de Esquadrão não é de toda nova no cinema: Governo reúne sujeitos perigosos condenados e os coloca para realizar uma dura missão. Este mesmo enredo poderia ser usado para o filme Os Doze Condenados.
A diferença aqui recai no fato de serem não pessoas comuns mas sueprvilões, pessoas dotadas de habilidades sobre-humanas.

Amanda Waller é quem convence homens importantes do governo a usarem estes elementos considerados perigosos "Os piores entre os piores".
Entre os piores temos Arlequina, psiquiatra que ao tratar o Coringa se apaixonou pelo palhaço do crime e enlouqueceu de vez; Pistoleiro, o assassino mercenário mais procurado do mundo, capaz de executar seus alvos deste que devidamente pagos; Capitão Bumerangue, assassino e assaltante especialista no arremesso das armas que lhe dão título, Crocodilo, meta humano com aparência monstruosa e força descomunal expulso de Gotham pelo Batman, Amarra um especialista com uso de cordas e amarras em geral,Diablo, outro meta humano com poders pirocinéticos, que lhe permite certas façanhas, Katana, uma mulher capaz de fatiar qualquer vagabundo que cruze seu caminho, Magia, uma bruxa poderosa que Waller controla espetando o coração dela(!) e claro o líder da alcateia o supersoldado Rick Flag.

Rick Flag e Katana não são vilões, mas tampouco se comportam como heróis, agindo ambos como guerreiros que travam a batalha que precisa ser travada. Todos os demais são vilões condenados que são forçados a agir em prol do bem dos EUA, caso contrário eles são eliminados. Waller garante uma forma segura de mante-los na colheira, ameaçando mata-los se bobearem.

Eis que surge a primeira missão do grupo quando uma ameaça sobrenatural recai sobre Midway City. Waller aciona a Força Tarefa X(nome oficial do grupo embora Pistoleiros os defina como Esquadrão Suicida). Mais que apenas salvar a cidade a missão também pretende apagar os podres da A.R.G.U.S.

Critica

O filme é de direção muito bem executada embora muitas partes se passe em lugares escuros. O clima sombrio não é muito extenso no filme, sendo por vezes eliminado graças oa uso de piadas(nem todas boas) e música pop de primeira.
O tempo de uso de cada personagem não é por igual, sendo que Arlequina e Pistoleiro ganham os melhores momentos. Diablo tem seu arco bem executado embora apareça menos que a maioria. Crocodilo tem seu momento mas creio que o fato dele ser bem forte poderia ter-lhe rendido muito mais coisas. Capitão Bumerangue é o alivio cômico e infelizmente foi mal aproveitado, dando a ideia de que o filme foi muito apressado(pressão por parte da agenda?). Amarra nem se pode considerar no filme.
Amanda Waller aparece barra pesada como nos quadrinhos. Se alguns a chamam de Nick Fury de saias o oposto seria mais apropriado; perto dela Nick Fury é uma garotinha assustada.
O Coringa é um problema a mais para o Esquadrão já que ele surge para gerar o caos, mas desta vez por um bom motivo, já que sua gata esta com os "mocinhos". Jared Leto não chega a ser um Coringa tão bom quanto seus antecessores mas sua interpretação é muita boa. Ainda precisa melhorar muito o personagem para voltar a ser o vilão tão temido mas enfim.

Entre os maiores erros o pior recai sobre Magia em especial sua estranha dança que deveria ser macabra.... mas não é... nem engraçada... sem sal e sem açucar. Apesar disto o filme é muito divertido e vale a pena ser assistido.


Nota Para o Filme

9


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.