Desde sua estreia batman vs Superman tem tido uma vasta quantidade de criticas negativas. Teriam elas fundamentos? Seria o filme ruim? Devo assistir este filme?
Para auxiliar na sua decisão de assistir ao não o filme nada melhor que um especialista em filmes - no caso EU -para abrir seus olhos e suas mentes....
Antes digo que gostar ou não de um filme é algo muito pessoal que critica nenhuma poderá fazer por você. É como alguém que nunca comeu morangos ouvir a opinião de uma pessoa que diz que não é bon, passar anos sem experimentar e um belo dia fazer o teste e xingar para o resto da vida o infeliz que lhe deu a dica contrária.
BvsS é continuação direta de Homem de Aço, releitura do Superman na ótica de Zack Snider que dirige os dois filmes.
Logo de cara temos o ponto de vista de Bruce Wayne, cuja origem é msotrada de forma breve em flashback, pois todos já conhecem sua origem. Bruce vê aterrorizado quando alienigenas causam grandes destruições em metropolis( e a o redor do mundo), levando milhares à morte.
Bruce é impotente contra os invasore que são repelidos pelo Superman que é um deles.
Nasce aqui um sentimento de raiva no homem morcego contra um sujeito capaz de reduzir cidades a pó.
Superman por seu lado não acha nem um pouco correto a forma de justiça que Batman realiza, torturando bandidos, marcando-os e até eventualmente matando-os. Sim nosso batman Ben Affleck é muito violento e uma cena na batcaverna nos dá uma dica do porque.
Lex Luthor é claro é quem mexe os pauzinhos por trás das cenas, mostrando que ele é um vilão ardiloso, que não precisa de superpoderes para aterroizar geral.
Zack Snider bebe da fonte mas ousa criar sua própria visãode como seria no mundo real heróis como Superman e Batman e acredite ele consegue isto e mais ao introduzir Mulher Maravilha de forma graciosa no filme e dar o primeiro passo para o surgimento da Liga da Justiça.
Visualmente o filme é lindo, alternando o mundo sombrio de Batman com o mundo reluzente mas com certos tons de cinza do Superman.
Zack porém muda a estratégia do filme anterior que mantinha muita porradaria. Aqui a trama tem um peso mais psicológico, mas não se engane as cenas de ação são das melhores, seja de qualquer um dos três heróis do filme.....
Nota para este filme: 10
Sobre o Batman
Ben Affleck se redimi de seu papel pouco louvavel como Demolidor. Não que ele tenha realmente sido ruim como o advogado cego que se veste de demonio e defende a Cozinha do Inferno(na verdade o filme poderia ter sido expandido numa sequencia mais capichada.
Ben interpreta um Batman mais assustador, que tortura e eventualmente mata criminosos. Nas Hqs não vemos muito isto mas como os filmes tendem a ser mais realistas é de se pensar que sim, Batman não é o mesmo que apenas dar murros nos bandidos.
Ao que tudo indica o Robin foi morto, motivo que deixaria qualquer louco da vida. Some-se a isto o fato de alienigenas terem feito o diabo na terra, quase destruindo o planeta e entendemos porque Bruce Wayne sente uma raiva, uma febre, um sentimento de impotência que torna homens bons em cruéis(e criticos cruéis também se encaixam no descrito).
Bruce é apenas um homem comum sem poderes(tirando os bilhões na conta) que passou anos treinando para atingir o ápice fisico e mental. Ele pode derrubar marginais em poucos golpes e resolver crimes apenas coletando os fatos e tudo porque ele não quer que se repita casos como o dele, que teve seus pais mortos diante dele.(O Batman de Adam West passou pelo mesmo? Não imagion já que a série dos anos 60 é meio pastelão). O fato é que com a chegado dos kryptonianos e do Superman o nivel subiu e muito então ele não quer ficar por baixo.
Temos então um Batman mais sério e realmente obcecado em combater o crime e a injustiça, embora de inicio sua raiva do Superman se mostre muito irracional.
Sobre o Superman
Henry Cavill é de fato o Superman mais calado e melancolico da história de qualquer midia conhecida. Mas não deixa de ser o que o homem de aço deve ser; Um monumento, um protetor, um anjo da guarda. Clark ainda se sente perdido neste mundo que teme alienigenas, então ao mesmo tempo que ele nãos e vê como parte do mundo que perdeu, igualmente não se vê parte do mundo dos humanos. Tudo que lhe resta é sua mãe adotiva, os ensinamentos de seu pai(um tanto paranoico quanto ao destino de Clark) e Lois Lane, mulher que ama. E claro tem o Planeta Diário onde ele espera poder fazer justiça não apenas como Superman mas também como jornalista. O que claro é um problema já que jornais precisam vender e as vezes o que se vende não é o que as pessoas realmente precisam..... a arte imitando a vida......
O filme de fato está mais focado na reação das pessoas, do Batman, do Lex Luthor, da Senadora e outros personagens em relação a tudo que representa o Superman do que ver o último filho de Krypton tagarelando por ai( o que explicaria o Homem Aranha ter mais falas na concorrencia do que Superman).
Clark tem um que de preocupação com as ações do Batman. Afinal ele sempre evita(ou tenta né gente?) que as coisas saiam do controle e que pessoas morram, então ele não vê com bons olhos um vigilante que machuca criminosos(apesar deles matarem, roubarem, estruparem etc etc) e acredita que deve parar Batman. Aqui Clark também se mostra um tanto irracional.
Sobre a Mulher Maravilha
Ela é top, capa de revista é a mais mais.
Brincadeiras a parte ela não veio para ser apenas um rostinho bonito. Ela está lá não para ser a secretária de um futuro grupo de heróis. Não. Ela tem garra, tem ação.
Quando a a trindade da Dc se reune Superman pergunta a Btaman se ela esta com ele. Batman diz que pensou que ela estivesse com Superman. Mas não!
Ela é independente. Ela decidiu lutar contra a ameaça do Apocalypse(tá no trailer não é spoiler) e ela inclusive se mostra boa na tarefa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.